Deliciosos pratos de uma rica e original culinária nordestina, sobremesas surpreendentes e consultorias de chefs de renome nacional e internacional. Já está praticamente tudo pronto para a 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores do Vale, que vai acontecer de 24 de novembro a 14 de dezembro, em 25 restaurantes dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Juazeiro-BA.
Parte integrante do Circuito Sabores de Pernambuco – projeto do Sebrae para o fortalecimento do turismo estadual, o festival Sabores do Vale deste ano tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, Instituto do Vinho Vale do São Francisco – Vinhovasf, Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e vai contar com uma série de consultorias assinadas por três chefs do mundo gastronômico: Renato Valadares, Diego Mendonça e Renata Valença.
De acordo com o gestor de turismo da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Helder Gomes estes especialistas vão auxiliar os chefs dos restaurantes regionais na elaboração e apresentação dos pratos durante o Festival.
“Tendo em vista a nossa condição de segundo maior produtor de vinhos do país ( 08 milhões de litros de vinhos finos anuais), a expectativa é que os restaurantes apresentem pratos inéditos e gostosas sobremesas para uma plena harmonização com as atrações do nosso Roteiro do Vinho Vale do São Francisco”, adiantou.
O coordenador do 5º Festival Gastronômico Sabores do Vale, Luciano Roberto completa a informação, adiantando que os restaurantes participantes vão oportunizar as receitas utilizando os vinhos jovens, frutados e refrescantes do Vale com carnes e queijos de caprinos, peixes – a exemplo de surubim e o kari, conhecido como a lagosta do São Francisco, além das frutas regionais: manga, uva, limão, abacaxi, maracujá e banana.
“O objetivo principal é instigar a criatividade dos chefs para que os apreciadores da boa mesa possam provar de todas as novidades de uma culinária em plena expansão. De todo um acervo de sabores, cores e aromas que já vem chamando a atenção do segmento do turismo enogastronômico nacional”, concluiu Luciano Roberto.
Fonte: Clas Comunicação