A unidade escolar, que funciona no CEMAN (Centro Maria Auxiliadora Pró- Menor Carente), possui 12 classes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, sendo 303 alunos matriculados. Segundo a gestora, Maria Freire, a escola tem trilhado caminhos que buscam preservar as atividades extracurriculares. Os estudantes têm oportunidade de participar de oficinas de dança, flauta, xadrez, violão, futsal, capoeira e karatê, atendendo o diferencial de sua proposta pedagógica.
A equipe da secretaria de Educação, numa visita técnica, constatou que a escola é um exemplo que fortalece a rede pública, logrando êxito no trabalho dos professores com uma prática educativa atualizada e aprimorada na preparação dos discentes. “Escola de qualidade implica em diversos fatores, como a estrutura ampla para receber os alunos, biblioteca, salas de oficinas, auditório, refeitório, quadra, mas também com foco na formação dos professores como valorização, acesso, cursos contínuos e gestão escolar participativa”, relata a superintendente de Gestão Escolar, Lindamária Amorim.
No que tange à estrutura física da escola, o secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite, destaca a importância em manter a parceria com o CEMAM, o que resulta em mais investimentos, incluindo reformas para melhorar a acessibilidade e o fornecimento de merenda escolar para os demais estudantes, com as mesmas condições contratuais entre a empresa fornecedora e Prefeitura Municipal.
O secretário reforça ainda que cabe ao docente o papel de orientar as crianças e jovens, uma vez que bons exemplos de educação possibilitam oportunidades de cada aluno ser o protagonista de sua aprendizagem. “As escolas devem preparar os estudantes para os trabalhos do dia a dia. Parabenizo a equipe gestora que me oportunizou em conhecer projetos didáticos inovadores. Contudo, a mensagem principal que deixo aos alunos é que cada um de vocês é responsável no desenvolvimento do seu processo educativo”, destaca Leite.
Com informações da secretaria de Educação