Representantes dos municípios que vão subsidiar o Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, se reuniram na tarde desta sexta-feira (06/9), no Estádio Roberto Santos, Pituaçu, com gestores da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para alinhar as ações do programa nas respectivas cidades sedes. O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Na Bahia, 32 municípios terão atividades esportivas através do Programa, beneficiando 7.100 mil crianças e adolescentes, de seis a 17 anos, todos regularmente matriculados na escola.
Durante o encontro, o coordenador geral do projeto no Estado, Carlos Henrique Moraes, explicou aos presentes como funcionará o Segundo Tempo, bem como pediu o apoio dos dirigentes municipais para o sucesso na execução do mesmo. “Para termos êxito, o papel de vocês é fundamental. É preciso que todos cooperem bastante para que o programa seja executado de forma efetiva, beneficiando a todos”, comentou.
Cada cidade terá ao menos um núcleo de esporte educacional, onde a criança ou adolescente fará a atividade no turno oposto ao horário em que estuda. As atividades serão realizadas no ambiente escolar ou em espaços comunitários, de acordo com cada cidade. Segundo o coordenador, professores de Educação Física, bem como estagiários da área já foram contratados para ensinar, entre outros esportes, vôlei, basquete, futebol, futsal, atletismo e handebol. Desde o primeiro semestre que a Sudesb vem trabalhando em prol do Programa. A previsão é que as aulas comecem no próximo mês de outubro. Na próxima terça-feira (10/9), os municípios começarão a receber os materiais esportivos – como bolas, redes, cones, cordas, petecas e mini-traves – que serão utilizados durante as atividades.
Cidades contempladas: Cachoeira, Cardeal da Silva, Conceição do Jacuípe, Riachão do Jacuípe, Terra Nova, Santa Luz, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, Baixa Grande, Ipirá, Lapão, Ourolândia, Presidente Dutra, Remanso, Serrolândia, Várzea da Roça, Guanambi, Igaporã, Itabela, Palmas do Monte Alto, Piatã, Aiquara, Amargosa, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, São Felix, Varzedo, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Jaguarari e Saúde.
Ascom Sudesb