III Encontro de Ater planeja e discute atividades coletivas

III encontro de AterCom o objetivo de planejar as atividades coletivas com os/as agricultores/as familiares, a equipe de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater/Projeto MDA) esteve reunida de 7 a 9 de setembro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, Juazeiro – BA. Seguindo os princípios do Irpaa, neste III Encontro de Ater, ocorreu a formação continuada dos/das colaboradores/as, com a temática Produção Agroecológica no Semiárido, Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e alimentação animal a partir de plantas nativas.

As atividades coletivas estão previstas no plano de ação do Projeto e consistem em reuniões, cursos, avaliações com as/os participantes da Assessoria. Em paralelo, ocorrerão as atividades recreativas com os/as filhos/as dos/as beneficiários/as do projeto. Por isso, o planejamento destas ações está sendo discutido entre técnicos/as de campo e recreadores/as, a ser definido com as comunidades. O primeiro tema das atividades coletivas, que ocorrerão a partir deste mês, será Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.

Tiago Pereira, um dos coordenadores do Projeto, explica que esta temática não é alheia a dinâmica das próprias famílias, já que um conjunto de ações já antecederam a realização desta atividade coletiva. Sendo respeitada a nova Lei de Assessoria Técnica (12.188/2010), que estabelece que as ações sejam processuais, holísticas e participativas, ao contrário da Ater no passado. “Nas ações de Ater é preciso trabalhar com um conjunto de elementos que contribuiu sim para o desenvolvimento e a permanência das famílias nas comunidades rurais… que perpassa pela garantia da terra, da segurança hídrica, por uma proposta de educação contextualizada, produção apropriada”, afirma.

Para Maria da Paixão, agente do município de Canudos, as atividades coletivas promovem uma troca de experiências e enriquecimento de conhecimentos entre as próprias pessoas e entre a equipe do Irpaa, além de ser, neste contexto de longa estiagem, “um momento de animação das comunidades’’, diz.

“Essa atividade coletiva vem com esse respaldo importante que na maioria das comunidades, principalmente no Território Sertão do São Francisco, existe um déficit da falta de informação de quais programas e políticas públicas existem e de como acessá-las, então, nós colaboradores do Irpaa, através destas ações coletivas, temos a missão de estar trabalhando com as famílias de que forma conhecer e acessar estas políticas públicas”, explica Tiago.

Como parte da programação do Encontro foi possível conhecer a realidade das comunidades, e seus respectivos municípios, atendido pelo Projeto a partir da sistematização das equipes de Curaçá, Canudos, Casa Nova, Juazeiro, Sobradinho e Uauá. Em outra ocasião, foi provocado o debate sobre a questão de gênero, principalmente, no meio rural. Além desta, as/os colaboradores/as já participaram de duas outras formações sobre água e terra no Semiárido brasileiro.

Formação continuada

Quando fala-se em Agroecologia é imaginada policultivo em pequenas em regiões úmidas e subúmidas, mas como pensar este modo sustentável de produção em área de sequeiro com o clima semiárido? Foi uma das questões apresentadas pelo colaborador do Irpaa, José Moacir do Santos, atual coordenador do Eixo Produção. Moacir explica que a ideia da Agroecologia no Semiárido é um conceito em construção, sabe-se que é preciso considerar as características do clima, os recursos hídricos e a consciência ecológica na produção de alimentos. “As comunidades tradicionais tem outra forma de fazer isto, que é o sistema agrossilvopastoril ecológico: agricultura, pecuária e o extrativismo. A nossa discussão é como fazer um plano de manejo que mantenha este sistema firme sem destruição”, explica Moacir.

Durante esta aula, que ocorreu no campo, as/os participantes do curso puderam ver na área de demonstração do Irpaa, a importância do solo para a vida no planeta terra, os seus tipos e cuidados, o manejo, vários tipos de composto, a importância da Caatinga em pé para o solo, a quantidade de microorganismos no subsolo, entre outras informações. Moacir esclarece que assim como o ser humano, a terra também é um organismo vivo, que nasce, desenvolve e morre. No entanto, não é tratada desta forma pelo homem, pelo contrário, as agressões ao solo são cada vez mais recorrentes.

Outro momento foi para discutir Políticas Públicas para Agricultura Familiar mediado por Jazon Ferreira, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Ele focou a explanação sobre o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, falou também da DAP e suas especificidades, entre outras informações.

Atualmente existem políticas no âmbito do crédito fundiário, de Assistência técnica, de comercialização, de acesso a água através das tecnologias sociais, algumas iniciativas de infra-estrutura de empreendimentos da agricultura familiar. No entanto, ele esclarece que políticas públicas de acesso à terra ainda é um déficit que precisa avançar, “tem agora uma tentativa de aperfeiçoamento desse processo de reforma agrária, mas que não atende ainda os anseios e as necessidades da realidade fundiária brasileira que é extremamente desigual”, afirma Jazon.

As plantas forrageiras da Caatinga foram mais uma das abordagens dentro da formação. O colaborador do Irpaa, André Luís, explicou que alimentação animal no Semiárido não pode ser à base de ração (milho, trigo, soja, etc), que é preciso investir em uma alimentação disponível na mata nativa. Considerou ainda que o acervo bibliográfico sobre o tema é pobre e que isto reflete na própria importância dada pela região às plantas nativas.

Política Nacional de Ater

As ações de Assessoria Técnica e Extensão Rural para as famílias do campo fazem parte da Política Nacional de Ater. Estas ações não são soltas e fazem parte de uma ação estratégica do Irpaa para contribuir com o empoderamento das famílias e a qualidade de vida delas. O Colaborador do Irpaa, Cícero Felix, explica que dentro deste contexto, a Ater cumpre uma missão de garantir espaço de construção e desconstrução de diversos conhecimentos preestabelecidos e preconceituosos em relação a esta região, possibilitando às famílias a luta pela garantia de seus direitos.

“E que estas famílias organizadas e articuladas sejam protagonistas do desenvolvimento desta região a partir da lógica da Convivência com o Semiárido, viabilizando uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido onde tenha um fundo constitucional que viabilize o semiárido brasileiro”, explica, Cícero Felix, colaborador do Irpaa.

Os temas foram trabalhados ao longo destes dias utilizando-se de debates, exibições de filmes, atividades práticas, visita de campo, atividade cultural, trabalhos em grupo, entre outros.

Comunicação – IRPAA

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More
Política Relevantes

TSE inicia teste em urnas eletrônicas para eleições de 2026

post-image

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou, nesta segunda-feira (1), os testes para as urnas que serão usadas nas eleições de 2026. Oficialmente, o procedimento se chama Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais. Ao todo, serão aplicados 38 testes de transparência e confiabilidade nas urnas somente nesta semana.

Até sexta-feira (5), as avaliações, que não se restringem apenas às urnas, deverão verificar os sistemas que a Justiça Eleitoral utilizará durante em 2026. O primeiro turno está previsto para outubro do ano que vem. 

Os testes serão aplicados a várias etapas do sistema eleitoral, desde os gerenciadores de dados até a apuração e computação dos votos. 

Durante a abertura dos testes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que a ação tem como objetivo “garantir mais segurança” ao processo eleitoral. 

“Esses…

Read More