Depois do bairro João de Deus, na próxima quinta feira dia 19, será a vez da população do N5 participar das plenárias do Programa Prefeitura Participativa. O prefeito Julio Lossio lançou a segunda edição do Programa na última sexta-feira, na escola Luiza de Castro, no bairro João de Deus, com a participação de todo o secretariado municipal. O lançamento do Petrolina Participativa cumpre mais uma vez a lei número 10.257/2001, do Ministério das Cidades.
Para o prefeito Julio Lossio, ouvir a população atrai bons resultados no orçamento participativo e define quais devem ser as diretrizes fundamentais em áreas como: saúde, educação, habitação e transporte. “Atendemos as reivindicações de toda a comunidade com a instalação de creches, programas de inclusão social, Ames, quadras esportivas, urbanização dos bairros e também a reivindicação de melhoria de mobilidade urbana que resultou no projeto do VLT. Com o programa reforçamos a maneira democrática de executar a gestão, onde cada um pode participar ativamente”, pontua.
Todos os bairros de Petrolina estão sendo visitados, tanto na sede como no interior. A população participa de plenárias e aponta as necessidades e prioridades de sua comunidade para daí ser feito uma análise de como pode ser empregado o orçamento do município nos próximos anos, a partir da visão e sugestão da própria população.
O acompanhamento das decisões da Prefeitura Participativa será feito pelos delegados eleitos pela população do seu bairro e técnicos da prefeitura. Após a deliberação sobre as prioridades de cada região, as peças orçamentárias serão encaminhadas à Câmara de Vereadores no período de setembro a dezembro de cada ano.
Texto: Soraide Cavalcanti
Fotos: Gilson Pereira
—
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina