Buscando incentivar alternativas para o desafogamento do trânsito e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente através de veículos não-poluentes, será lançado amanhã (19), em Petrolina, o Sistema Público de Estacionamento Rotativo integrado a Bicicletas de Aluguel. A ação realizada pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) será marcada por um grande passeio ciclístico que sairá da Orla I, às 17h.
Com crescente desenvolvimento do município de Petrolina que conta atualmente com uma frota de aproximadamente 70 mil veículos entre carros e motos – segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o objetivo do bicicletário é, além de organizar o fluxo e disciplinar o uso do espaço público, melhorar a estética do centro urbano e promover o aumento da oferta de vagas para estacionamento. A iniciativa gera rotatividade nas vagas, além disso, pretende-se com o novo sistema melhorar ainda a acessibilidade das pessoas na área central dinamizando o comércio e reduzindo também o número de pequenos acidentes nas vias públicas.
“A implantação desse novo sistema vai contribuir para com a otimização do nosso trânsito, e ao mesmo tempo oferecer uma alternativa ecologicamente correta de locomoção no trânsito da nossa cidade, melhorando a mobilidade urbana”, explicou o prefeito Julio Lossio.
Inicialmente, o projeto que cumprirá sua primeira etapa, irá contemplar três pontos que ficarão localizados na Orla/ acesso das barquinhas, Praça Dom Malan e Pio XII. O quarto ponto que será agregado na segunda fase do projeto ficará localizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Todas as estações deverão disponibilizar 10 bicicletas que terão o devido acompanhamento. Para dispor do serviço, os interessados deverão passar por um cadastro que estará disponível no site da Prefeitura: www.petrolina.gov.br.
Inicialmente, o sistema funcionará de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h. O valor diário será de R$ 5 ou mensal de R$ 10, com tempo limite de uso por no máximo uma hora, sendo necessário o retorno para estação, sempre ao término desse tempo.