Por Luiz Hélio/Secretaria de Desenvolvimento Social
Nos últimos quatro anos Juazeiro avançou nas políticas públicas voltadas ao atendimento da criança e do adolescente, especialmente nas áreas de educação e de saúde, atingindo níveis que levaram o município a ser contemplado com os selos Unicef Município Aprovado e Prefeito Amigo da Criança, os quais já foram renovados os pactos para a edição 2013-2016.
Cientes de que é preciso avançar ainda mais, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Juazeiro realizaram, através do NAEND’A, um amplo diagnóstico sobre a situação do público infantojuvenil. O trabalho, iniciado em março e concluído no início de setembro, fez um levantamento da situação das crianças e adolescentes abrangendo as áreas de educação, saúde, esporte, cultura e proteção social.
A equipe visitou todas as instituições que atuam com crianças e adolescentes, tanto governamentais quanto não governamentais, fazendo uma avaliação da qualidade dos serviços ofertados. E nesta segunda segunda-feira (16), o CMDCA mais os representantes da rede de proteção e do NAEND’A se reuniram na Casa dos Conselhos para analisar o relatório do diagnóstico apresentado.
Euzirene Oliveira, presidente do Conselho, informou que a partir dessa análise será elaborado um plano de ação das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente do município. “Após elaborarmos o plano de ação o Conselho vai deliberar sobre a implantação dessas políticas que estão faltando. Depois de criarmos a resolução encaminharemos ao prefeito e aos representantes dos demais órgãos. É preciso ressaltar que Juazeiro avançou muito, mas ainda há um déficit na área da proteção social e este será o maior foco do plano”, concluiu.