Oferecer oportunidade de aperfeiçoamento prático nas áreas de Tecnologia de Segurança do Trabalho e de Comércio. Este é um dos objetivos do convênio de concessão de estágio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (FBA). Com o documento, que tem prazo de duração de cinco anos, acadêmicos do IFBA Campus Paulo Afonso e do Núcleo Avançado de Juazeiro, com formação nas áreas envolvidas, poderão exercer suas atividades na sede da Codevasf e nos municípios sob sua jurisdição.
No caso de estágio não obrigatório, a concessionária oferecerá benefícios como bolsa de complementação educacional, auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais, além de acesso a infraestrutura, recursos técnicos, documentos e bibliografia especializada. A duração do estágio será de seis a 24 meses, sendo a jornada de trabalho da educação profissional de seis horas diárias – carga horária de 30 horas semanais.
O superintendente da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, destaca a necessidade da troca de experiências: “Esta foi uma demanda dos estudantes do IFBA, e a nossa empresa tem o maior interesse em auxiliar no desenvolvimento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano dos estudantes”, diz. O convênio entre Codevasf e IFBA foi assinado no gabinete do superintendente da Companhia em Juazeiro.
IFBA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi criado pela Lei nº 11.892/2008 e é uma instituição comparada às universidades. Oferece formação básica e cursos de nível médio, graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de cursos superiores como os de formação tecnológica, bacharelados e licenciaturas. Possui, ainda, mais de 40 grupos de pesquisa e projetos de extensão, atendendo a demandas sociais para o desenvolvimento socioeconômico regional.
Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o objetivo é de que o IFBA tenha cinco novos campi até 2014: Brumado, Euclides da Cunha e Juazeiro – onde já existem núcleos avançados do Instituto, além de Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf