O prefeito Julio Lossio, acompanhado do secretário de Habitação de Petrolina, Ednaldo Lima, visitou na manhã desta terça-feira (17), uma ocupação no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4.
Na área moram 120 famílias que vivem a angústia de, a qualquer momento, serem despejadas do local tendo que abandonar suas residências. No encontro, alguns moradores relataram as principais dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, mulheres e crianças que habitam na ocupação.
De acordo com Lossio, a área pertence ao Governo Federal. No entanto, a Prefeitura Municipal de Petrolina irá tentar intermediar um diálogo junto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para que se possa realizar um processo de regularização fundiária.
“Eu vou contatar a CODEVASF, em Brasília, para podermos chegar a um consenso. Sabemos que é uma área federal, mas acredito que não seja vontade de ninguém prejudicar estas famílias”, ressalta o prefeito Julio Lossio.
O secretário de Habitação de Petrolina, Ednaldo Lima, explicou ainda a importância da Codevasf em repassar para o município a responsabilidade da política de desenvolvimento urbano das agrovilas.
“De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades é de responsabilidade do poder público municipal o desenvolvimento urbano das agrovilas, que inclui moradia, regularização fundiária, entre outros. Caso a CODEVASF cedesse esta responsabilidade para o município estaria prestando um importante papel, visto que essas famílias só estão ocupando esta área em virtude da mão de obra oferecida pela irrigação”.
Texto: Alinne Torres/Roseanne Albuquerque
Fotos: Gilson Santos