Até esta sexta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Petrolina participa do Treinamento da Rede Metropolitana (redeVASF). O evento faz parte do projeto de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), criado pelo Ministério das Ciências e Tecnologia.
O objetivo do evento é capacitar funcionários técnicos das instituições de pesquisa e educação superior a gerenciarem e operarem a infraestrutura de fibra-ótica. Em julho de 2009 Petrolina foi incluída na primeira rede comunicação de alta velocidade que conectará os estados da Bahia e de Pernambuco.
A redeVASF tem objetivo de conectar centros de ensino e pesquisa de Petrolina às redes metropolitanas comunitárias a nível nacional, a exemplo da existente em Recife.
A infraestrutura óptica terá capacidade de operação em alta velocidade e conectará os principais centros de ensino e pesquisa dos municípios de Petrolina e Juazeiro. Isso permitirá troca de grandes volumes de informação (dados, voz e vídeo) por meio de uma rede de aproximadamente 35 km de extensão.
Sob a coordenação da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, o projeto da redeVASF é executado pela Organização Social RNP, e conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FIEP). As instituições de pesquisa e educação superior entrarão como parceiras e ficarão responsáveis pela operação, custeio e sustentabilidade do projeto.
Além da Prefeitura Municipal de Petrolina, a capacitação conta a participação da Univasf, IF-Sertão e outras instituições públicas.