Com o objetivo de viabilizar o fluxo dos serviços e dinamizar a atenção nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina (UBS), além de querer ouvir a população sobre os serviços que são dispensados, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, intensifica as visitas às unidades para acompanhar as ações de assistência, de promoção e prevenção à saúde.
A unidade visitada na última sexta foi a do KM 25, que conta com duas Equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e atende a toda a comunidade com médicos, enfermeiros, cirurgião dentista e técnicos. A secretária ouviu alguns usuários como a agricultora Maria dos Anjos. “Sempre que chego à unidade sou muito bem atendida, o médico é atencioso e tem muito cuidado com a minha saúde e a da minha filha”, enfatizou.
A secretária de Saúde, Lucia Giesta, explica sobre a importância em fazer uma gestão focada no cuidado à saúde das pessoas. “O objetivo da nossa gestão é levar atendimento de saúde mais humanizado e de qualidade para todas as pessoas da sede e do interior de Petrolina; estamos verificando o que tem funcionado bem e o que precisa de melhorias, para promovermos mudanças. Essa é uma determinação do prefeito”, afirma.
A coordenadora da unidade, Germana Sulpino, esclarece que a equipe de saúde da unidade atende também a grupos prioritários (gestantes, idosos, e deficientes), contribuindo para que todos possam ter acesso aos serviços de saúde. “A unidade oferece um cronograma onde os grupos podem estar participando de atividades com atendimento de acordo com a necessidade do paciente”, explica.
A Unidade Básica de Saúde do Km-25 atende a comunidade das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira.