Na manhã desta segunda-feira, 23, dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES) de Petrolina e Juazeiro participaram de uma reunião na reitoria da Univasf em Petrolina. Esse primeiro encontro visa esboçar estratégias para fortalecer as entidades e unir esforços para buscar melhorias no ensino.
Durante a ocasião, estiveram presentes o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, o chefe de gabinete da reitoria, Marcelo Ribeiro, o diretor do campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Moisés Almeida; a diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Aurilene Lima, e o diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) Ruy Rocha, ambos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), professor Rinaldo Remígio Mendes.
Como pauta a reunião abordou as rotinas das IES, desde os calendários acadêmicos, mobilidade e acessibilidade, pesquisa e extensão, perspectivas de expansão de novos cursos, articulação consorciada para projetos de pós-graduação, pesquisa e extensão, a flexibilização curricular, a construção de uma residência universitária, promoção de eventos conjuntos e até transporte público. “É preciso que haja união das IES na nossa região para fortalecer as potencialidades de cada uma, avançando em diversos pontos comuns, tornando-nos, assim, exemplo para todo o país”, afirmou professor Julianeli.
Para professor Remígio, a oportunidade de reunir os dirigentes de todas as universidades e faculdades da região é “uma ótima maneira de unificar forças para que o ensino superior oferecido seja, realmente, de qualidade e agregue valores que atraiam, cada vez mais, estudantes para o Vale”, concluiu.
A reitoria da Univasf comprometeu-se a publicar uma carta sobre os assuntos tratados nesta primeira reunião e planeja outro encontro, desta vez, de maior duração para continuar o planejamento de ações estratégicas em conjunto.
Jaquelyne Costa
ASCOM/FACAPE