A Prefeitura de Juazeiro deu inicio nesta terça-feira, 24, no Centro de Saúde III, ao curso de “Doulas Comunitárias”. Quinze voluntárias selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde estão participando do treinamento que será encerrado nesta quinta, 26, na Maternidade de Juazeiro.
O secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia agradeceu as parcerias da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Ministério da Saúde e o Hospital Sofia Feldman (HSF) de Belo Horizonte (MG) e aproveitou para ressaltar a importância do curso para as mulheres da região e do município.
“Devido à necessidade e o desejo do município de implantar a Rede Cegonha, a prefeitura está feliz em receber as voluntárias, que vão colaborar com as melhorias dos serviços, beneficiando a população. A Maternidade já tem três anos de existência e em cada ano buscando aumentar o número de procedimentos. Estamos colocando em funcionamento o Centro de Parto Normal, do qual o curso será muito importante e vai contribuir bastante com o acesso ao parto normal”, destacou o titular da pasta.
Animada para aprender e poder contribuir com a assistência ao parto no município, a agente de saúde do bairro Centenário, Maria Edileuza de Lima, acredita que a atividade vai ajudar bastante às futuras mamães. “As gestantes terão a garantia de um apoio emocional e físico, dando prioridade ao parto normal. Acho que por trabalhar na área eu sei o quanto é importante esse auxílio antes e durante o parto. Nosso objetivo é dar segurança para que o parto aconteça da melhor forma possível”, explicou a futura Doula.
Na opinião da estudante de Assistência Social, Flávia de Araújo Cunha, 39 anos, o curso vai contribuir com o desenvolvimento profissional, humanizar os partos, qualificando a assistência. “O curso vai nos orientar melhor para que possamos dar o suporte necessário às gestantes. Estou muito motivada, acho que porque já sou da área. Não vejo a hora de me tornar uma Doula”, disse.
O evento contou com as presenças da superintendente de Atenção Integral à Saúde, Eliete de Castro, os diretores de Promoção à Saúde, Mário Machado e Atenção à Saúde, Geandry Peres, da coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Maria Barros e da diretora da unidade, Fabíola Ribeiro, além de outros profissionais de saúde e das instrutoras que estarão conduzindo o treinamento: a psicóloga Júlia Cristina Amaral Horta, enfermeira obstetra, Carla Danielle Guanabens e a Doula Comunitária, Maria Mazarelo de Freitas.
A psicóloga do Hospital Sofia Feldman, Júlia Cristina Amaral Horta, agradeceu a recepção dos juazeirenses e falou do trabalho que pretende melhorar a assistência ao parto no país e em Juazeiro. “É bom ver as pessoas empenhadas nesta luta para melhorar os serviços de assistência ao parto. O momento também será de troca de experiências e visa ainda mudar a visão ruim que as pessoas têm do parto e falar bem do momento de dar a luz”, acrescentou a instrutora de Belo Horizonte.
Para a Doula do HSF, Maria Mazarelo de Freitas, o projeto merece ser abraçado com amor e carinho porque dar a luz é um momento maravilhoso na vida de uma mulher. “Sou Doula há 16 anos e ser Doula é muito bom, pois além de nos fazer pessoas melhores, mais compreensivas, pacientes, também fortalece a gestante, dando o suporte necessário durante a assistência ao parto. Trabalhei como auxiliar de odontologia e já estou aposentada, mas colaborando com o parto de muitas pessoas. A Doula acaba fortalecendo o vínculo com a mãe e o bebê e quando termina o trabalho fica a saudade e a felicidade de que tudo deu certo”, afirmou.
O curso vai acontecer nesta quarta-feira, 25, no Centro de Saúde III e dia 26, na Maternidade Municipal e pretende orientar as voluntárias da comunidade para oferecerem apoio físico e emocional aos familiares e às usuárias que buscam assistência ao parto, especialmente as desacompanhadas.
PROGRAMAÇÃO:
25/09 – Quarta-feira:
08h às 12h – Gestação;
9h30 às 11h30 – Parto e Parto Humanizado;
11h30 às12h – Aspectos emocionais da gravidez;
13h às 16h– Condições que favorecem o parto/métodos não farmacológicos de alívio à dor. Sensibilização corporal e técnicas de relaxamento;
16h30 às 17h – Noções de Biossegurança;
17h às 18h – Ética e Relações Interpessoais;
18h às 19h30 – Inserção da Doula na Maternidade de Juazeiro – Roda de conversa.
26/09 – Quinta-feira:
8h às 9h – Visita às dependências da Maternidade Municipal;
9h30 – Aleitamento Materno;
9h30 às 10h – Puerpério;
10h às 11h – Depressão pós-parto;
11h às 12h – Encerramento.