Em comemoração ao mês da valorização da língua de Sinais e da cultura surda, celebrados em setembro, a Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP) realizarão amanhã (25) o “1º Encontro de Surdos na Univasf”. O evento é gratuito e visa discutir o ingresso de pessoas surdas nos cursos universitários. O encontro acontece das 8h às 12h, no auditório da biblioteca no campus Petrolina Sede.
Serão realizadas diversas palestras e debates para falar sobre a inserção do deficiente auditivo na universidade, com depoimentos de professores e pessoas surdas. A iniciativa também pretende discutir direitos dos surdos, acessibilidade e a importância de escolas bilíngues para deficientes auditivos.
A programação é composta por palestras, relatos da vivência docente no ensino de alunos surdos e depoimentos de alunos que já estão na universidade. O encontro terá palestras do professor de Libras da Univasf Antonio Cardoso, que falará sobre o tema “Ingresso de alunos surdos na universidade”; e das professoras da Escola Estadual Profa. Adelina Almeida, Helayne Cardoso e Nadjane Coelho de Alencar, que abordarão “Escola Bilíngue para Surdos” e “Relatos da vivência docente no ensino de alunos surdos”, respectivamente.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 2101-6749. A Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva da Univasf foi criada em 2012 com o objetivo de propor ações que visem à inclusão e à acessibilidade da pessoa com deficiência na universidade.