Por Luzete Nobre/ SAAE
Atendendo as normas que regulamentam a NR35, do Ministério do Trabalho, o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do SAAE de Juazeiro – em parceria com o SEST – realizaram nesta quarta-feira (25) curso e treinamento para os funcionários que executam trabalhos em altura.
A norma destina-se à gestão de Segurança e Saúde no trabalho em altura (acima de 2,00m), estabelecendo requisitos para a proteção dos trabalhadores aos riscos com diferenças de níveis e nos aspectos da prevenção dos riscos de queda.
O curso foi orientado pelos técnicos de Segurança do Trabalho do SEST, Felipe de Sousa Sá e Erivaldo José, e pelo sub-tenente do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, Alcântara de Góes. “Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. Essa norma entrou em vigor em março deste ano e é muito importante que a empresa esteja oferecendo esse treinamento para seus funcionários”, observou o técnico de segurança da SEST, Felipe de Souza.
Para operador de máquina pesada do interior do SAAE, Vicente Vieira Fraga, o curso superou suas expectativas. “Trabalho há 20 anos com instalação e manutenção de catavento e já passei por muitas situações de perigo. O treinamento vem em boa hora para que possamos nos atualizar em relação às questões de segurança”, falou o operador.
Operador de máquina pesada desde 2009, Artur dos Santos Aranha, revela que já chegou a trabalhar numa altura de quase 16 metros e muitas vezes sem segurança nenhuma. “Agora me sinto seguro porque trabalho numa empresa que tem essa preocupação com os funcionários, fornece os equipamentos de segurança para que a gente possa realizar as atividades de maneira correta, dentro das normas regulamentadoras”, disse Aranha.
Com a criação este ano do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, a autarquia já promoveu diversos cursos e treinamentos. “A nossa intenção é prevenir acidentes e minimizar os riscos inerentes ao decorrer de toda a rotina laboral. Por isso é fundamental a realização desses cursos porque faz com que os funcionários se atualizem como também, possam tirar suas dúvidas em relação a certos equipamentos que serão utilizados por eles mesmos”, colocou o diretor da autarquia, Joaquim Neto.