A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou na manhã desta quinta-feira (26), no espaço da Casa dos Conselhos em Juazeiro, a 29ª reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) que teve como pauta a gestão, reformulação, reorganização e homologação do Conselho. Inicialmente o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira, foi apresentado aos conselheiros como atual presidente do CMDS, e destacou a importância do órgão para a sociedade. “A nossa finalidade é orientar e deliberar as políticas de desenvolvimento sustentável no município. Estou honrado em presidir este importante órgão que tem contribuído para desenvolvimento de Juazeiro”, declarou o secretário.
Em seguida o assessor de Gestão Intersetorial, Roosevelt Motta, responsável pela Casa dos Conselhos apresentou as resoluções e a minuta do regimento aos presentes, explicando as mudanças estabelecidas por lei nos conselhos municipais. Dentre as modificações destaca-se a nomenclatura que passa de CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) para CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável). “Essa foi uma política adotada pelo governo estadual para ampliar as ações dos órgãos, abrangendo não só a área rural com também a urbana” disse.
Ainda nesse contexto foi discutida a composição, bem como o regimento interno do CMDS, mudanças que ainda serão criteriosamente avaliadas pelos conselheiros. “Vimos à possibilidade de aumentar as cadeiras e incluir novas entidades, dessa forma o regimento será modificado. Mas é importante frisar, que iremos analisar criteriosamente todas as possibilidades e se as mudanças da composição e do regimento são viáveis ou não para município”, informou a secretaria do CMDS, Terezinha Cavalache.
Estiveram presentes na reunião representantes da União das Associações Rurais de Juazeiro (UARJ), IRPAA, AFRUPEC, Banco do Nordeste, ADAB, CETEP, SEDIS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e UNEB.