O Vale do Submédio do São Francisco está localizado entre os paralelos 8º e 9º de latitude sul e em altitude não superior a 400m acima do nível médio do mar. Diferentemente de outras regiões vitivinícolas da zona inter-tropical, como no Peru e na Bolívia, que estão localizadas a altitudes consideráveis. No Vale do São Francisco as temperaturas são elevadas durante todo o ano, o que permite a ocorrência de pelo menos dois ciclos produtivos por ano, através do manejo da irrigação do vinhedo associado a outras técnicas vitícolas.
Tradicionalmente, a produção mundial de vinhos está concentrada em regiões de clima temperado ou subtropical, localizadas entre os paralelos 30º e 45º de latitude norte e entre 30º e 40º de latitude sul. No Brasil, a vitivinicultura de vinhos finos está localizada nas regiões geográficas Sul e Nordeste, totalizando 5 regiões vitivinícolas. Três delas estão localizadas no Rio Grande do Sul, implantadas na Serra Gaúcha, Campanha e Serra do Sudeste, e uma em Santa Catarina, no Planalto Catarinense. Na junção dos estados da Bahia e Pernambuco localiza-se a região do Vale do Submédio São Francisco (VSMSF), que tem apresentado vinhos de excelente qualidade e tipicidade.
Confira na seção ENO SABOR RURAL, neste site, toda semana, a história, os conceitos e sabores, além das regiões produtoras dos vinhos brasileiros e de todas as partes do mundo. Uma viagem inesquecível por um segmento que tem mobilizado gerações ao longo do tempo.
da redação do Nordeste RuraL