O município de Petrolina comemora o Dia Internacional do Idoso nesta terça-feira (1), a partir das 16h, na tenda cultural, na Praça do Bambuzinho, com serviços de beleza, seresta dançante e uma roda de discussão sobre cuidados com a alimentação e envelhecimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Toda a comunidade está convidada. Participarão do evento, idosos de grupos e Centros de Convivência (CCIs).
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo de estimular uma reflexão da sociedade sobre temáticas relacionadas aos idosos. O dia 1º de outubro também marca a criação do Estatuto do Idoso, segundo a lei número 11.433, de 28 de Dezembro de 2006. Dentre as leis contidas no documento, estão o desconto de 50% em atividades culturais, de lazer e esportivas, a inclusão de programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e penalidades para a veiculação de imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas, além da punição para o abandono dos idosos sem assistência.
A gestão municipal possui um setor específico para este público, a Diretoria de Atenção ao Idoso, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). Dentre os serviços oferecidos, estão a emissão das carteiras de passe livre municipal e interestadual, a administração de 17 grupos e dois Centros de Convivência de Idosos (CCIs): Vó Pulú, situado na Rua Sizenando Coelho, nº30, Loteamento Eduardo, e o Mimi Cruz, localizado na Rua 25, s/n, Alto do Cocar. Nesses locais, são realizadas palestras, atividades recreativas, pedagógicas, físicas, além de passeios, viagens, confecção de artesanato e terapia ocupacional.
A Diretoria também fornece assistência psicossocial, recebendo e averiguando denúncias de maus tratos e fazendo os devidos encaminhamentos para a rede de proteção.