O aumento da busca por hábitos de vida mais saudáveis e por atividades esportivas têm sido notórios em muitas cidades do país, e em Juazeiro essa realidade não é diferente. É comum hoje em dia ver pessoas de todas as idades utilizando a paisagem da orla e do Rio São Francisco para se exercitarem, por exemplo. E para que essa preocupação com a saúde inicie desde cedo, as escolas municipais apostam nas aulas de Educação Física, que encontraram como aliados os Jogos Escolares – evento que foi reformulado pela gestão de Isaac Carvalho, ganhando ainda mais força junto às crianças e adolescentes.
Esse ano, a competição, que envolve as modalidades coletivas e individuais, foi dividida em três etapas e a última encerra nesta sexta-feira (04) quando sairão os grandes vencedores das categorias Escola Pública e Particular. “Os Jogos Escolares foram realizados mais um ano com muito sucesso pela Prefeitura de Juazeiro, que voltou a investir no esporte educacional com mais afinco. Os benefícios dessa iniciativa vão além do despertar de talentos e do gosto pela atividade física, eles incidem diretamente na saúde do aluno, e colaboram também com a aprendizagem, aumentando a concentração e promovendo a disciplina. Juazeiro tem vivido um período positivo em relação à prática esportiva e a gestão municipal adere a esse movimento através do investimento no setor, que inclui a construção de quadras poliesportivas cobertas conquistadas em parceria com o Governo Federal”, avalia a coordenadora Iracelma Marins.
Para a professora de Educação Física, Jane Maria de Souza, não resta dúvidas sobre a importância dos Jogos Escolares. “Sem dúvida, a competição aumenta a procura pela prática esportiva nas escolas. Muitos talentos são despertados através dessa iniciativa e os ganhos são imensuráveis”, acredita. Quem também aprova os Jogos são os alunos, como é o caso de Jean Carlos do Nascimento. De acordo com ele, para poder participar da modalidade de atletismo teve que melhorar na escola. “A gente tem que tirar notas boas e treinar bastante”, revelou o aluno nesta manhã durante a final dos 60 metros livres realizado no SESI, do qual foi campeão.
E se engana quem pensa que os resultados positivos param por aí. Na segunda etapa, a inclusão foi destaque e o aluno Cícero César Alves, deficiente auditivo, fez parte da equipe campeã de baleô. Na época, o treinador Geraldo Roberto de Souza, falou sobre esse trabalho. “Nós não conseguimos enxergar dificuldade nenhuma nele. Muitas vezes a deficiência está é em nós que não admitimos as diferenças. Espero que esse exemplo seja multiplicado nas próximas edições e que o esporte inclusivo aconteça em todo o município”, desejou.
Na terceira e última etapa, realizada entre os meses de setembro e outubro, disputaram os alunos da categoria Pré-mirim e os atletas das modalidades individuais, como Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Karatê e Natação. “Após o encerramento das atividades que acontece nesta sexta-feira, divulgaremos o quadro de vencedores. Mas, já nos sentimos felizes e realizados com mais esse evento de sucesso realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro. O nosso esforço é no sentido de realizar a cada ano uma competição ainda mais bonita e de qualidade para esses pequenos atletas”, ressalta Iracelma Marins.
Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Educação e Esportes