Para acompanhar de perto a situação da Atenção Básica em Juazeiro, o secretário municipal da Saúde, Cássio Garcia, mantém a série de visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), interior e sede, para ouvir a população e anunciar as novidades na área. Nesta segunda-feira, 01, o posto de saúde visitado foi o do distrito de Juremal. O encontro aconteceu no salão do Teatro da localidade.
Com esta iniciativa, o titular da pasta pretende conhecer as necessidades de cada unidade e ouvir os questionamentos, tirar as dúvidas e dar todas as explicações necessárias para que a oferta dos serviços melhorem e a comunidade seja atendida com conforto e respeito.
O secretário Cássio Garcia, falou da importância das reuniões com a comunidade e agradeceu a presença dos moradores. “É sempre bom escutar as pessoas, entender suas necessidades e poder dar esclarecimentos tanto sobre os investimentos, novidades, como sobre as dificuldades que o município tem passado, tanto na área financeira como na contratação de profissionais. A prefeitura já realizou concurso, aderiu ao Mais Médicos, ampliou serviços, mais muito ainda precisa ser feito. Já avançamos bastante na área e o governo municipal quer continuar qualificando a saúde, para mudar as dificuldades vivida há anos pelos juazeirenses, principalmente, aqueles que são do interior”, frisou.
Sobre as novidades do Programa Mais Saúde, lançado na última terça-feira, 01, pelo prefeito Isaac Carvalho, o secretário divulgou as mudanças que vão ajudar todos os usuários a serem melhores assistidos. “O prefeito já assinou o Projeto de Lei para implantação do Programa de Autonomia Financeira das Unidades de Saúde, que vai permitir a resolução de pequenos problemas, agilizando os serviços”, disse.
Também foi destacado pelo titular da pasta, o mutirão de exames que será realizado inicialmente com consultas oftalmológicas e exames de laboratório, dentro do Mais Saúde. “Com o Programa, a população terá mais médicos, atendimentos ampliados até às 22h no CEO e em mais dois postos de saúde: Argemiro e João Paulo II. Esta ação já foi aprovada na região de Maniçoba que já tem desde o ano passado o serviço 24 horas, e com certeza, as próximas localidades ficarão satisfeitas”, finalizou Cássio Garcia.
Toda semana o titular da pasta conhece de perto a realidade de um posto de saúde e conversa de forma democrática com a comunidade. Na próxima semana, os usuários da UBS de Massaroca poderão levar seus questionamentos e obter esclarecimentos.
Vânia Castro/Assessoria Sesau