Os 40 anos de criação da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, foram lembrados na manhã desta sexta feira (04/10) em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Juazeiro.
Iniciativa do Vereador Crisóstomo Lima (Zó do PC do B), marcada para o dia do descobrimento do Rio São Francisco, “o grande provedor de vida do Nordeste e elemento fundamental para o desenvolvimento da agropecuária” a sessão contou com a presença do Natoniel Franklin de Melo, Chefe da Embrapa Semiárido, com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José da Silva (Mitô), da Gerente Regional do SEBRAE, Jussara Oliveira e dos vereadores Antônio Tibúrcio Caffé, presidindo a sessão, Anastácio, Sargento Bastos, Emerson da Iluminação, Suzana Ramos e Agnaldo Meira, que usaram a palavra para homenagear a empresa e representando o prefeito o Secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira.
Lembrando que o Poder Legislativo é “o mais autêntico representante da sociedade de Juazeiro”, por ser composto dos diversos setores da sociedade, o vereador Zó disse que a sessão solene “é o reconhecimento do Legislativo ao papel importante que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desempenha no Brasil”, ressaltando o papel importante da unidade de Petrolina-Juazeiro no desenvolvimento e apoio à agricultura e à criação de animais de pequeno porte.
“O terceiro trimestre brasileiro não teve problemas econômicos maiores por causa da agricultura e só aí a gente sabe a importância da pesquisa da EMBRAPA e outras empresas” – disse Zó, fazendo um paralelo entre a capacidade atual de produção e a convivência com seca no Nordeste possível em razão dos experimentos da EMBRAPA, EBDA, IRPAA, entre outras.
O Vereador Caffé, endossando as palavras de Zó, reforçou a necessidade de envolvimento e comprometimento dos políticos baianos com a pesquisa: “Os recursos oriundos de emendas parlamentarestem fortalecido o trabalho da EMBRAPA nos últimos anos. São de deputados pernambucanos: Carlos Eduardo Cadoca, Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filho, Gonzaga Patriota e Pedro Eugênio. E onde estão nossos deputados baianos?” – cobrou.
Natoniel Melo, agradeceu a homenagem, que está sendo prestada em todo o Brasil onde a EMBRAPA possui unidades: “Isso aumenta a nossa responsabilidade para que isso continue pelos próximos 40 anos”.