Referência em todo país na formação infantil, o programa Nova Semente foi criado em Petrolina com o intuito de atender crianças com idade de 0 a 6 anos, dando suporte na alfabetização e construção da cidadania. Com mais de 100 unidades inauguradas no município, a Prefeitura de Petrolina por meio da secretaria da Primeira Infância, criou a Universidade da Primeira Infância (UPI). O foco é aprimorar a formação das funcionárias que trabalham no programa Nova Semente, por meio de cursos em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB).
A Universidade da Primeira Infância atua em duas linhas de trabalho. São oferecidos cursos profissionalizantes para as sementeiras de Petrolina em duas linhas: teórica e prática. As aulas são na modalidade presencial e à distância (EAD) e o educador é obrigado a assistir as aulas, distribuídas em cinco horas semanais, além de fazer os exercícios e provas. São oferecidos materiais de leitura, aulas online e exercícios como material de apoio.
O aprimoramento prático acontece através do coaching presencial e à distância. Essa atividade consiste na consulta de psicólogos do IAB com as sementeiras, um mês é realizado de forma presencial e no outro, pela internet. O coaching trabalha a interação entre educador e criança em sete dimensões.
“A Universidade da Primeira Infância veio para beneficiar as pessoas que trabalham no programa Nova Semente, com isso elas vão aprimorar o cuidado com as crianças”, destaca a secretária da Primeira Infância, Monica Couto.
As sementeiras que participarem da Universidade da Primeira Infância, além da formação, receberão diploma da Universidade do Anhembi, em São Paulo. Para quem tiver formação em graduação, receberá o diploma de pós-graduação. Para quem não tem formação, o diploma é de formação técnica. Para receber o diploma, o educador deve cumprir todas as obrigações do curso, cumprindo com as atividades e carga horária.
Além de todos os benefícios citados, os educadores do Nova Semente não precisarão custear o curso. Ele é gratuito para os funcionários que trabalhem 4h ou 8h por dia. Para participar do aprimoramento, a sementeira deve assinar um termo de compromisso para participar do curso.
Texto: Maria Yamakawa