A professora Maisa Antunes, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, foi convidada para compor o júri lusofônico do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CineEco 2013). O festival, que vai acontecer na cidade de Seia, em Portugal, entre os dias 19 e 26 de outubro, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos que abordam de forma abrangente e pedagógica temas como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais.
De acordo com organização do evento, 400 filmes de 40 países concorrem este ano às oito seções competitivas do CineEco. O Brasil é o segundo país mais representativo com mais de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens. Portugal está em primeiro lugar na competição com mais de 70 produções.
Em sua 19ª edição, o CineEco é o único festival em Portugal e o segundo mais antigo no mundo dedicado à temática ambiental e afirma-se como uma marca de prestígio no quadro de festivais internacionais de cinema, sendo um dos membros fundadores da plataforma internacional Green Film Network – www.greenfilmnet.com.
Maisa Antunes lançou recentemente o livro Arte versus Educação, em Coimbra, e vai compor um júri formado por produtores de cinema e especialistas de diversas áreas do conhecimento que darão seus pareceres sobre as 400 obras inscritas.
Informações: http://www.cineecoseia.org/
Texto e foto: Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC), do DCH Campus III/UNEB.