A Prefeitura Municipal de Petrolina, através de programas realizados e/ou executados pelas suas secretarias, de forma intersetorial, proporciona aos jovens da cidade oportunidades de capacitação profissional, lazer, esporte e combate à vulnerabilidade social, contemplando a sede e o interior do município. São, ao todo, 24 ações voltadas a um público com faixa etária dos 7 aos 29 anos, executadas por 10 secretarias. Na área de capacitação profissional, destacam-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ação do Governo Federal executada em Petrolina pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, beneficiando jovens a partir de 15 anos, oferecendo 90 modalidades de cursos no Sest/Senat, Senai, Senac, IF Sertão.
Já o Petrolina Cidadã, que executa o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho) é um projeto de qualificação permanente da gestão cujo objetivo é oferecer qualificação profissional a jovens de famílias incluídas no Cadstro único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Em 2013 foram contemplados 140 jovens a partir dos 15 anos, qualificados no Sest-Senat e no prédio onde funciona o Programa.
Pela Secretaria de Administração, é oferecido o Programa Primeiro Emprego (PPE), que permite que jovens carentes, estudantes da rede pública, com nível de escolaridade de 1º e 2º graus e que ainda não tenham ocupado vagas no mercado de trabalho formal, tenham oportunidade de trabalhar na Administração Pública Direta e Indireta. Nos anos de 2012 e 2013 o PPE contemplou 150 jovens de 16 a 24 anos, na sede e no interior do município em localidades como Capim, Cristália, Pedrinhas, Agrovila Massangano, Irrigado, Rajada, Uruás, Pau Ferro, Izacolândia.
Há também o Programa de Estágios, ação que visa incluir estudantes do ensino médio, técnico e superior ao conjunto de atividades do setor público, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã, profissional e cultural no âmbito da Administração Pública Municipal e a contribuição para a melhoria da qualidade e eficiência do serviço público.
A Secretaria de Segurança Cidadã executa o Programa de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo/Pronasci) do Governo Federal, cujo objetivo é prestar assistência, por meio de programas de formação e inclusão social, a jovens de 14 a 24 anos expostos à violência doméstica ou urbana ou que vivam nas ruas. O foco é a formação da cidadania por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais que buscam resgatar sua autoestima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.
No âmbito educacional, pode ser destacada a iniciativa Jovem de Futuro, uma ação do governo municipal que visa auxiliar e preparar os jovens que buscam ascensão na vida acadêmica. O programa oferece apoio educacional, com foco didático para os alunos que irão prestar vestibular e o Exame Nacional do ensino Médio (Enem). O Projovem Urbano é um projeto do Governo Federal voltado especificamente à elevação da escolaridade daqueles que tem entre 18 e 29 anos de idade, que já sabem ler e escrever, porém, por algum motivo ou circunstância, não concluíram o ensino fundamental. Os alunos recebem também cursos de qualificação profissional na área de informática como manutenção de micro, help desk e Telemarketing, além de vendas de computadores. Ambas as ações são executadas pela Secretaria de Educação.
Na área do esporte, o destaque vai para os Jogos da Integração. Iniciados em 2010, atendem jovens a partir de 15 anos de idade, integrando equipes das quatro áreas de Petrolina – urbana, irrigada, ribeirinha e de sequeiro. Os jogos acontecem nos gêneros masculino e feminino e nas modalidades coletivas de: Futebol, Futsal, Voleibol, Volei de Dupla, Handebol, Basquete, Maratona aquática. As modalidades individuais são Judô, Xadrez e Tênis de mesa, além da Corrida da Integração. A cada edição, participam cerca de 4 mil atletas.
Outra iniciativa abrangente são os Jogos Escolares, uma etapa do programa “Segundo Tempo” (programa executado em parceria com o Governo Federal) e reúnem atletas das escolas Municipais, Estaduais, Federais e Particulares da cidade. Acontece em 3 etapas, atendendo jovens de 7 a 17 anos, nas etapas Mirim, Pré-Mirim e Infantil. Os jogos acontecem nos gêneros masculino e feminino e nas modalidades coletivas de: Futebol; Futsal; voleibol; Handebol; Basquete. E nas seguintes modalidades individuais: Atletismo: Natação; Judô; Xadrez e Tênis de mesa. Participam do evento cerca de 4.600 atletas.
Existe ainda o programa ‘Atleta na Escola’, um projeto de formação esportiva escolar criado para incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. O programa é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os municípios, e busca formar atletas de alto rendimento, direcionado a modalidade de atletismo.
A Secretaria de Saúde, através do Núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF) oferece palestras às escolas do município. Buscando o esclarecimento e informação as palestras são destinadas aos jovens estudantes, e acontecem de acordo com a solicitação das escolas. Os temas abordados são direcionados a saúde e comportamento, gerando no público conscientização e respeito aos limites. De acordo com cada faixa etária são abordados assuntos como: gravidez precoce; drogas; anabolizantes e sexualidade.
Estas são algumas das ações voltadas ao público jovem. Para mais informações, entre em contato com as secretarias citadas e também com as pastas de Turismo, Cultura, Acessibilidade e da Mulher.
Texto: Raoni Santos ( Com informações de levantamento realizado junto as secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação, Esportes, Segurança Cidadã, Turismo, Cultura, Acessibilidade, Saúde, Administração e da Mulher).