Por Emerson Rocha
Mesmo com a greve dos bancários, que já dura mais de 20 dias, a semana da criança está sendo positiva para o comércio de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). As compras realizadas com cartão de crédito têm sido um facilitador para comerciantes e para quem pretende fazer a festa da garotada no dia 12 de outubro.
Esse é o caso da juazeirense Maura Ferreira, 26 anos, que foi às ruas para comprar o presente do sobrinho utilizando o cartão de crédito como forma de pagamento. “Sem o cartão de crédito teria passado muita dificuldade, ia ser complicado”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), João Ferreira dos Santos, a previsão é que o setor tenha um faturamento de pelo menos 30% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. “Se não tivesse a greve dos bancos a margem de vendas iria aumentar”, disse.
Em Juazeiro, a gerente de uma loja também comemorou o aumento nas vendas, mesmo com a greve. “Nesta semana o movimento está muito bom. Graças a Deus estamos conseguindo superar o ano passado”, afirmou Edivânia Gomes.
Na loja que Edivânia trabalha o pagamento com o cartão de crédito está superando as vendas em dinheiro. “O acesso ao cartão de crédito é que está facilitando. Em comparação com o ano passado, as vendas feitas com cartão estão superando e muito os pagamentos à vista”, apontou a gerente.
Mesmo sendo um auxílio valoroso neste período de greve, o presidente da CDL de Petrolina faz um alerta quanto ao uso do cartão de crédito. “O consumidor tem que comprar com o cartão de crédito dentro do seu limite para não se complicar depois. Porque se não pagar, quando chegar no fim do ano para comprar os presentes de natal, cadê o cartão de crédito?” , orienta João Ferreira.
Com ou sem o cartão de crédito, o consumidor deve mesmo ficar atento para não comprometer o seu orçamento na hora de comprar o presente da criança. Vale a pena pesquisar e ir atrás do melhor preço.