Aconteceu nesta quinta-feira, 10, na sede da CODEVASF em Juazeiro, a primeira Conferência de Desenvolvimento Regional Urbano com a participação de representantes das seguintes instituições: CODEVASF, CHESF, SEDUR, CONSTESF, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO, TERRITÓRIOS E PREFEITURAS. O Seminário objetivou a construção de uma proposta de trabalho para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Urbano do Território de Identidade do Sertão do São Francisco.
Na palestra apresentada pelo prefeito de Sobradinho e também presidente do CONSTESF que compreende os seguintes municípios: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Uauá, Juazeiro e Sobradinho. Luiz Vicente discorreu sobre a importância do marco histórico na criação dos consórcios que surgem com a finalidade de fortalecer os municípios, aumentando a capacidade de realização através da Gestão Associada dos Serviços e Ampliação da capacidade de diálogo. O Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente, ressaltou as dificuldades que os municípios têm enfrentado durante esses últimos anos e frisou a importância de propor ações conjuntas para o desenvolvimento da região, através de uma maior interlocução e parcerias, entre Prefeituras, Estado e União.
Em seguida, defendeu também a interiorização do processo de Desenvolvimento Regional, através da descentralização das ações dos governos, o fortalecimentos das instituições representativas, o incentivo às cadeias produtivas e a maximização das vantagens comparativas e competitivas de cada localidade. Finalizou seu discurso com a máxima da economia: “não devemos deixar o bolo crescer para distribuir, devemos distribuir e assim crescermos juntos, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável”.