As associações, cooperativas e grupos de produtores/as tem garantido, mais uma vez, lugar para expor e comercializar seus produtos no SemiáridoShow. A 2ª Feira da Economia Solidária, espaço destinado para exposição de empreendimentos coletivos da agricultura familiar, acontece esse ano com a participação de 88 expositores, o dobro da última edição em 2011.
Irão participar da Feira expositores da região semiárida e de outros estados. Já estão confirmados 42 empreendimentos, de várias regiões da Bahia, e dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Piauí.
Durante os quatro dias do evento serão expostos doces, geleias e polpas provenientes da fruticultura nativa (umbu, jenipapo, maracujá da caatinga) e da fruticultura cultivada (goiaba, manga, banana), além de produtos beneficiados a partir do leite, hortaliças e artesanatos. Apresentações culturais de dança, música, poesias e cordel, animam a exposição.
Para Thiago Pereira, um dos coordenadores do SemiáridoShow 2013, a Feira da Economia Solidária tem como objetivo a visualização do semiárido a partir de suas possibilidades. “Na Feira, vamos avaliar quais cadeias produtivas conseguem sustentar a geração de trabalho e renda dessas famílias, pois os produtos que serão expostos foram produzidos no período da estiagem prolongada”, afirma o coordenador.
O SemiáridoShow acontece entre os dias 29 de outubro à 1º de novembro, das 8:00h às 17:00h, na Embrapa Produtos e Mercado em Petrolina (PE). O evento é realizado pela Embrapa e, desde o ano de 2011, conta com a parceria do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).
Imprensa SemiáridoShow