Um projeto de pesquisa desenvolvido pelos especialistas da Embrapa, tem como objetivo garantir a qualidade em rações utilizadas na avicultura comercial, evitando assim, a contaminação por aflatoxinas – um tipo de toxina produzido por fungos. O propósito é contribuir para obtenção de rações e frangos seguros para o consumidor e evitar o possível embargo à exportação de frangos contaminados por micotoxinas produzidas por fungos que se desenvolvem no milho. Todo o trabalho foi criado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro em cooperação com a Universidade Estadual de Maringá, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement-CIRAD, França.
Segundo o pesquisador Otniel Freitas-Silva, responsável por este projeto, “um dos pré-requisitos para a gestão da qualidade consiste em um conjunto de práticas que possibilitam um ambiente e condições de trabalho mais eficiente e satisfatório, otimizando assim todo o processo produtivo”. Ele ressalta que alguns dos itens merecem maior atenção, em especial os relacionados com práticas de higiene e uso de matérias-primas contaminadas por micotoxinas (aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona), devendo ser monitorados e corrigidos para não comprometer o produto final ou a saúde de consumidores.
Para o caso específico do milho é necessária a caracterização do diagrama de fluxo (fluxograma) e o ajuste para cada tipo de processo de beneficiamento, processamento, armazenamento, transporte, indicando os principais perigos e pontos críticos de controle para cada tipo de situação. As micotoxinas produzem efeitos nocivos no organismos dos animais, comprometendo o sistema imunológico com alta taxa de mortalidade, deficiências reprodutivas, aumento da suscetibilidade às doenças e baixa conversão alimentar, provocando perdas econômicas. Os ovos das aves alimentadas com rações contaminadas por Aflatoxina B1, a mais tóxica das aflatoxinas, oferecem perigo ao consumo humano.
da redação do Nordeste Rural