Uma igreja viva e atuante. É com este tema que a 1ª Igreja Batista em Petrolina (PIB), que é também a primeira igreja evangélica instalada na cidade, comemora 66 anos de atuação na região do Vale São Francisco. A data será marcada com uma série de palestras realizada de 18 a 20 de outubro no templo da PIB, situado em frente ao parque Josefa Coelho.
As palestras serão ministradas pelo pastor Edson Araújo, da Igreja Evangélica Batista de Fortaleza (CE), e contará ainda com participação do pastor e musico Armando Filho.
Atuando de forma dinâmica, participativa e social, a igreja tem o proposito de evangelizar (fazer discípulos), pregando a Palavra de Deus e contribuindo na edificação das pessoas como cidadão.
De acordo com o seminarista Joel Morais, primeiro moderador da PIB, a igreja existe como comunidade e congregação. “A igreja é um grupo de pessoas envolto no amor e santidade de Deus que se reúnem como membros do corpo de Cristo. Ela existe para pregação do evangelho e contribui de forma significativa na formação do cidadão”.
O trabalho desenvolvido pela primeira Igreja Batista em Petrolina é também destacado, entre outras ações, pela atuação na área social como distribuição de sopão, acompanhamento e visita a idosos e enfermos, produção de enxovais para gestantes carentes e apoio institucional a associação Ágape, entidade que atua na recuperação de pessoas com dependência química.
Vale registrar que as demais igrejas Batistas em Petrolina, vinculadas a Convenção Batista Brasileira (CBB), nasceram da PIB. Atualmente a 1ª Igreja Batista em Petrolina tem 4 congregações: João de Deus, Henrique Leite, Cacheado e em Afrânio.