As ações de apoio e fortalecimento da mandiocultura serão o foco da participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no XV Congresso Brasileiro de Mandioca, de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA). Com o tema “Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido”, os objetivos do encontro são valorizar a origem da mandioca e discutir o papel da cadeia da mandioca no cenário econômico do Brasil e na determinação política do governo em reduzir a miséria no país.
A convite da Embrapa Mandioca e Fruticultura, que está presidindo a Sociedade Brasileira de Mandioca – organizadora do evento –, a Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), vai dividir um estande com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR/MI), além de participar como membro ativo da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, dentro da programação do congresso.
A Codevasf – em parceria com Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado da Bahia e Embrapa – é executora das ações da Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária (Projeto Reniva) e apoia o Arranjo Produtivo Local (APL) da mandiocultura dentro do eixo inclusão produtiva, do Plano Brasil sem Miséria.
Em 2013 e 2014, a Codevasf está investindo R$ 30 milhões no Projeto Reniva para beneficiar agricultores familiares que vivem no semiárido. “A ação, que está sendo financiada e articulada em parceria com a SDR/MI, objetiva estabelecer uma rede de multiplicação e distribuição de mudas selecionadas – as chamadas manivas-semente – para os agricultores familiares, especialmente aqueles atingidos pela estiagem prolongada por que passa a região Nordeste”, afirma a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino.
Além da distribuição de manivas aos agricultores familiares, o Projeto Reniva busca ampliar a área de plantio e fortalecer a cadeia produtiva da mandioca, garantindo assistência técnica e irrigação às áreas de produção. Inicialmente, o Reniva deve beneficiar diretamente cerca de três mil famílias nos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas e no norte de Minas Gerais, número que pode aumentar de acordo com convênios fechados com estados.
O Reniva prevê mobilização, cadastramento, seleção e acompanhamento de agricultores familiares, bem como a implantação de 68 unidades de multiplicação de manivas, de um hectare cada, para a produção de mudas de mandioca em larga escala, que subsidiará a implantação de 2.040 unidades de produção, de 0,25 hectare cada, com o objetivo de garantir a segurança alimentar. Além disso, serão implantadas unidades de beneficiamento e processamento e aquisição de equipamentos, para a estruturação dos Arranjos Produtivos (APLs) e o fornecimento de patrulhas agrícolas.
XV Congresso Brasileiro de Mandioca
A mandioca é uma cultura de fácil adaptação e é bastante difundida e cultivada em praticamente todos os estados brasileiros. Durante XV Congresso Brasileiro de Mandioca, diversos aspectos relacionados à cadeia produtiva da mandioca serão abordados, como práticas culturais e novas oportunidades de uso na indústria, aproveitamento da raiz como alimento funcional e na alta gastronomia, importância da mandioca para a segurança alimentar, políticas públicas de incentivo, mercados alternativos e redução de impactos ambientais. A programação do congresso conta com palestras, painéis, mesas redondas e grupos de trabalho.
Paralelamente ao congresso será realizado evento de integração gastronômica envolvendo bares e restaurantes de Salvador para que, durante o evento, sejam servidos pratos e petiscos com foco na mandioca. Também será realizada Feira da Agricultura Familiar para que produtores de diversas regiões do país possam apresentar seus produtos, comercializá-los e realizar negócios futuros. Para mais informações sobre o congresso acesse: http://www.congressomandioca2013.com.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf