Pouco inspirado e com um jogador a mais desde o primeiro tempo após a expulsão do volante Denílson, o Bahia perdeu para o São Paulo nesta tarde de domingo, por 1 x 0, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 30º rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Este resultado colocou o tricolor na 15º posição na tabela de classificação, com 36 pontos, bem próximo da zona de rebaixamento.
No próximo domingo, o tricolor baiano volta a campo pelo Brasileirão para encarar o Atlético-PR, em casa, às 15h (horário da Bahia). Mas, antes disso, o time comandado por Cristóvão Borges fará o jogo de volta da Copa Sul-Americana contra o Nacional de Medellín, quinta-feira, na Arena. O primeiro encontro terminou 1 x 0 para os colombianos.
São Paulo marca, fica com um a menos e segura o placar
Em evolução no Brasileirão, o São Paulo entrou em campo com um único objetivo: pressionar o Bahia desde os primeiros minutos de partida, e conseguiu. Logo aos sete, após manter a posse de bola a seu favor, o tricolor paulista balançou as redes. Paulo Miranda foi lançado na área, dividiu com Marcelo Lomba e chutou par ao gol. Contudo, o árbitro do duelo, Sandro Meira, marcou falta do defensor.
O tricolor baiano, bastante pressionado e tentando sair da forte marcação paulista, assustou os visitantes aos onze. Feijão, em jogada individual, partiu com velocidade pela intermediária e soltou a bomba, acertando a trave de Rogério Ceni. Antes, porém, a bola chegou a desviar em Rafael Toloi.
A partir daí o duelo passou a ficar mais equilibrado e aberto, com chances para os dois lados, como uma do tricolor mandante, aos 17. Marquinhos Gabriel recebeu passe na direita, cortou para a perna esquerda e bateu colocado, para a ótima defesa de Rogério Ceni.
Mas, após manter a pressão, o time visitante abriu o marcador aos 23. Rafael Toloi, do meio de campo, lançou, na medida, para Aloísio, que entrou na área e soltou a bomba, sem chances para Marcelo Lomba.
Melhor em campo, o São Paulo permaneceu assustando e por pouco não ampliou aos 30. Reinaldo recebeu passe na esquerda e cruzou na cabeça de Aloísio, que desviou para o meio do gol, obrigando Lomba a defender bonito.
E antes de terminar o primeiro tempo, o time paulista sofreu uma baixa importante. Depois de uma entrada dura em William Barbio, Denílson recebeu cartão vermelho. Com isso, o técnico Muricy Ramalho teve que fazer sua primeira alteração no duelo: a saída de Ademílson para a entrada de Wellington.
Bahia pressiona, fica com dois a mais e perde
Tentando surpreender em contra-ataques, já que estava com um jogador a menos, o São Paulo foi quem assustou logo no primeiro minuto da etapa final. Aloísio foi lançado na área, aproveitou a falha de Lucas Fonseca e bateu por cima da trave de Lomba, desperdiçando uma grande oportunidade.
Ainda em cima e procurando surpreender o tricolor baiano, os paulistas foram para cima e criaram outra grande chance de fazer o segundo. Aos três, Douglas roubou bola na defesa, tocou para Maicon, que levou com velocidade e tocou para Paulo Henrique Ganso. O meia tricolor chutou torto, sem direção.
Buscando alternativas para tentar o empate, o Bahia chegou bem aos 13 e por pouco não conquistou o objetivo. Madson foi lançado na direita, entrou na área com velocidade e chutou cruzado, para a ótima intervenção de Rogério Ceni.
Já aos 17 foi a vez de Marquinhos Gabriel não aproveitar uma ótima oportunidade. O meia recebeu passe na esquerda, tirou os defensores tricolores da marcação e bateu por cima do gol de Rogério.
E como se não bastasse o prejuízo de ter perdido Denílson na etapa inicial, o São Paulo ainda ficou sem Maicon aos 31 minutos do segundo tempo. O jogador paulista recebeu um cartão amarelo, ironizou Sandro Meira Ricci e tomou o vermelho na sequência.
Com dois a mais, o tricolor baiano partiu com tudo e Raul teve a última chance do empate. O lateral-esquerdo recebeu sozinho na intermediária, levou com tranquilidade e bateu forte, tirando tinta da trave de Rogério.
FICHA TÉCNICA
Série A
Bahia 0 x 1 São Paulo
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 20/10/2013
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Pablo Almeida da Costa
Cartões amarelos: Raul, Fernandão, Souza e Titi (Bahia) / Maicon (São Paulo)
Cartões vermelhos: Denílson e Maicon (São Paulo)
Gol: Aloísio (São Paulo)
Público: 24.765 pagantes.
Renda: R$ 713.460,00
Bahia: Marcelo Lomba; Madson (Fabrício Lusa), Titi, Lucas Fonseca e Raul; Feijão (Wangler), Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; William Barbio (Souza) e Fernandão. Técnico: Cristóvão Borges.
São Paulo: Rogério Ceni, Rafael Toloi, Paulo Miranda e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Ganso e Reinaldo; Ademilson (Wellington) e Aloísio (Welliton) (Fabrício). Técnico: Muricy Ramalho.
por Maurício Naiberg
BN