Sensível às reivindicações da prefeitura Municipal de Sento-Sé, expostas na proposta de aquisição de equipamento/material permanente para o hospital e maternidade Dr. Heitor Sento-Sé, nº 13692.736000/1100-11, o Ministério da Saúde contemplou a unidade hospitalar com 74 equipamentos de última geração. O custo aos cofres público foi da ordem de R$ 344.297,00. Os equipamentos existentes são antigos e precários, o que levou o prefeito Ednaldo Barros e sua equipe a formularem uma proposta de aquisição para modernizar o ambiente hospitalar da cidade. Desde 2011, que o chefe do executivo municipal vem usando a influencia política de parlamentares em Brasília para conseguir a liberação dos recursos. Agora finalmente o município foi assistido e a população só tem a ganhar. A entrega dos equipamentos aconteceu nesta segunda feira (21/10).
Os equipamentos vão estruturar e modernizar principalmente os setores de grande demanda humana como: enfermarias, laboratório, sala de curativos, centro cirúrgico, os consultórios odontológicos, sala de cuidados básicos, área de estabilização e o Box de terapia.
Foram adquiridos: Ultrassom odontológica; amalgamador; aparelho de raio-x odontológico; fotopolimerizador de resinas; cadeira odontológica completa (equipo/sugador/refletor); cardioversor/desfibrilador; carro de emergência; autoclave hospitalar horizontal 54 a 150 litros; ultrassom diagnóstico, com plataforma totalmente digital, monitor de alta resolução de 15 polegadas, com a finalidade de realizar exames abdominais, obstétricos, ginecológicos, vasculares, cerebrais, urológicos, músculos esqueléticos; ventilador pulmonar, equipamento assistencial destinado para ventilação pulmonar adulto e pediátrico com compensação de fugas e de complacência; carro transporte para materiais diversos em aço inoxidável; mesa de exames em aço inoxidável; Bisturi elétrico (unidade eletro cirúrgica) capacitado para realizar todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive os de alta complexidade, com possibilidade de conexão a coagulador por plasma de argônio; balança antropométrica digital; armários vitrine em aço; criocautério; aparelhos de ar condicionado 7.000 BTU/hora; eletroestimulador com corrente galvânica-farádica; foco refletor ambulatorial; carro de curativos; berços hospitalares com grades; poltronas com estofamento em espuma; camas hospitalares adultas; mesa para refeição; régua de gases (assistência respiratória de parede); berços hospitalares aquecidos para acomodação de recém nascidos, sistema de calor irradiante; laringoscópio, equipamento visualizador de laringe com engate rápido para uso em procedimentos de emergência e anestesia, que necessitem de acesso às vias aéreas; oxímetro de pulso; cardioversor/desfibrilador e monitor ECG; aparelho de anestesia humana; reanimador manual; foco cirúrgico de teto; foco cirúrgico de solo móvel; monitor multiparâmetros de eletro cardiograma; turbilhão com ducha para fisioterapia em membros inferiores. Os equipamentos serão instalados e inaugurados no prazo de trinta dias.