No último sábado, 19, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou o III Encontro de Qualidade de Vida na Terceira Idade no Centro de Cultura João Gilberto. O evento reuniu muitos idosos, principalmente, os participantes do Programa de Atividades Físicas do município, além do secretário da saúde, Cássio Garcia, do diretor da Vigilância e Promoção à Saúde, Klinger Farias e do superintendente de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado.
Várias atividades foram desenvolvidas pelos profissionais para orientar o público da melhor idade e promover um espaço interativo, de lazer e cultura. “É um desafio para a gestão fazer saúde na melhor idade. A Secretaria da Saúde continua investindo em atividades educativas, físicas e ampliando os cuidados. Já pactuamos com o Ministério da Saúde para redução anual de óbitos em pessoas com menos 70 anos. É de vital importância manter fortes estas ações e o governo irá continuar com a mesma garra com o intuito de ampliar ofertas, prevenir doenças, promover mais qualidade de vida, fazendo com que estas pessoas vivam melhor. A gestão também tem se preocupado com a educação, o social, a segurança, esporte e isso é qualidade de vida”, argumentou o secretário da saúde, Cássio Garcia.
Representando a platéia da terceira idade, a aluna do Programa de Atividades Físicas, Elenice Cabral, disse que vem observando as melhorias na saúde e está muito feliz. “Tenho boa assistência nos postos de saúde e minha hipertensão está bem controlada, tenho remédios, médicos, e adoro participar da hidroginástica, pois me sinto mais viva e alegre. Este evento está de parabéns, pois aprendi muita coisa e me diverti bastante. As coisas estão melhorando e peço ao prefeito que continue olhando para a terceira idade”, disse.
Na programação: saúde e cultura foram os focos, com: exposições dialogadas sobre a saúde na mulher da terceira idade e orientações de como empreender nesta fase, apresentação artístico-cultural da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (NECOM), exibições teatrais, vacinação, aferição de pressão, entre outras.
Elenice Cabral disse que com as orientações do evento ficou ainda mais motivada para fazer as coisas. “Gostei muito da palestra sobre como empreender. Estou procurando ter atividades rotineiras e estas dicas me ajudaram bastante. Já sou vendedora e costuro também, graças ao apoio da gestão. Meus bordados fazem maior sucesso e aprendi no CRAS. Lá também tive a oportunidade de participar do curso de flores. Adorei. Estou me sentindo mais ativa e feliz porque posso contribuir mais ainda com a renda em minha casa”, completou a aluna do Programa de Atividades Físicas.
Vânia Castro/Assessoria Sesau