Servidores das áreas de saúde e educação; policiais, orientadores sociais e agentes comunitários de Curaçá, que estão atuando no Programa Saúde na Escola (PSE), passaram por mais uma etapa de capacitação, durante os dias 22 e 23 de outubro. Dessa vez, o treinamento, que aconteceu no Centro de Ensino Superior, foi referente ao estímulo à “Cultura de Paz”, movimento promovido pelo programa da Organização das Nações Unidas para Ciência Educação e Cultura (Unesco), que visa fomentar a não-violência, a solidariedade e a tolerância.
Os dois dias de capacitação foram conduzidos pelo Psicólogo da Secretaria de Educação, Ricardo Gila, que ministrou a oficina “Cultura de Paz”. Gila ressaltou a importância de se estimular a paz nos estudantes. “O mundo está em crise e a violência é um sintoma. Nosso estado de saúde é reflexo do corpo e das emoções, das atitudes e dos pensamentos. É por isso que nossa mudança deve vir de dentro para fora. O Programa Saúde na Escola vai além da avaliação física nutricional dos alunos. Nosso desejo é trabalhar também a mente, fomentando o respeito, o amor, a paz. Esses valores vão trazer mudanças positivas aos alunos”, completou o psicólogo que teve apoio do músico Douglas Siqueira durante a capacitação.
A Coordenadora do PSE, Sandra Possídio, comentou sobre a violência no Município. “A gente vê que as pessoas estão morrendo mais por fatores externos. Acontecem muitos acidentes no trânsito, o que não deixa de ser uma forma de violência. Precisamos nos unir se quisermos diminuir esses índices”.
“Através da capacitação, nós adquirimos ainda mais conhecimento para trabalhar com os jovens, principalmente quando se trata de um assunto tão importante como a violência. A partir de hoje, nos empenharemos ainda mais para colocar a ‘Cultura de Paz’ em prática”, enfatizou a Orientadora Social do Projovem de Curaçá, Jane Kelly Alves, que participou do Evento, juntamente com alguns beneficiários do Projovem.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá