Sessenta jovens membros dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), profissionais do Centro da Juventude e do Projovem, participaram, nesta quarta-feira (23) de uma palestra sobre orientação profissional onde foram abordados os procedimentos para elaboração de currículo, a melhor maneira de se portar numa entrevista de emprego e a importância da qualificação profissional, visando a ampliação de oportunidades para os participantes. O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego (STQE), do Governo do Estado de Pernambuco.
A falta de orientação para currículos e entrevistas de emprego é um fator que dificulta a entrada dos jovens no mercado de trabalho, pois impede que o candidato torne visível, de maneira adequada, o seu potencial. É o que afirma a psicóloga da Agência do Trabalho, Samara Oliveira, que ministrou a palestra. Ela ressalta ainda que na cidade se exige muita experiência para vagas de emprego, algo que torna difícil a conquista da oportunidade, e os participantes de programas sociais, através desses momentos, podem ter um diferencial. “Nas áreas onde não há essa cobrança, existe uma dificuldade de permanência no emprego e, por falta de uma orientação simples, o jovem não consegue se comportar ou mostrar todas as suas características numa entrevista porque fica muito nervoso, pois ainda existe uma insegurança. Quando ele é orientado em relação a isso, consegue se comportar e mostrar todas as suas capacidades”, completa a psicóloga.
A qualificação profissional é um dos temas trabalhados nos programas de inclusão social da Sedest, além de fazer parte da proposta do SCFV. De acordo com o diretor de Direitos Humanos e Juventude da Secretaria, Robson Rocha, os participantes do Serviço, por meio dessas palestras, podem ingressar nos demais programas que acontecem no município como o Pronatec e o Petrolina Cidadã, sendo assim encaminhados para oportunidades de emprego. “O objetivo principal nessa manhã foi o de proporcionar um momento de qualificação profissional, pois são informações interessantes para o jovem ao fazer um curso e pleitear uma vaga no mercado de trabalho”, pontuou.