Quase 1.200 pessoas participaram do ultimo dia de comemoração dos 66 anos da 1ª Igreja Batista em Petrolina. O templo, em frente ao Parque Josefa Coelho, ficou lotado na noite de domingo, 20. O culto foi acompanhado por vários pastores da cidade, visitantes e membros da igreja. Com uma programação voltada para temática principal das comemorações, “Uma igreja viva e Atuante”, o evento contou com o louvor do pastor e cantor Armando Filho, coreografia e pregação do Evangelho pelo pastor convidado, Edson Araújo, da Igreja Batista em Fortaleza.
A 1ª Igreja Batista em Petrolina tem atuado na região a mais de 70 anos. Como igreja consolidada e registrada fez 66 anos. O trabalho que vem desenvolvendo durante nesse período vai além da pregação do evangelho, acolhendo pessoas em situação de risco, levando mantimentos aos necessitados, cuidado dos enfermos e dos mais carentes.
São várias atividades sociais a exemplo do sopão que realiza toda segunda-feira na comunidade do Cacheado, confecção de enxovais para crianças carentes e apoio institucional a associação Ágape, entidade que atua na recuperação de pessoas com dependência química.
“O papel da igreja é acolher as pessoas. Cuidar de forma completa na área espiritual e social” ressalta Joel Morais, moderador da PIB. Ele explica que a igreja tem uma função primordial na sociedade petrolinense por fazer um trabalho constate de acompanhamento aos membros que frequentam a igreja e as pessoas que estão fora da congregação, mas que precisam de apoio em várias áreas.
“Além dos cultos diários que realizamos no templo, o nosso trabalho vai até as casas, hospitais, ações sociais por dentro do sertão, em áreas de difícil acesso aos bens e serviços. Isto é igreja”, enfatiza Morais.
Outro membro da igreja há mais de 30 anos, professor Julio Bernadino, acrescenta a relevância da instituição para cidade. “A cidade de Petrolina, seu entorno e boa parte do nosso sertão tem evoluído muito do ponto de vista de conhecimento da Palavra de Deus, no que se refere ao Evangelho. Mas levamos também cursos de aperfeiçoamento, ações sociais e empreendedorismo a estes locais”, explica Julio. Ele enfatiza ainda que a importância da PIB como instituição séria e comprometida com os princípios éticos sociais. “Isso contribui para formação de uma sociedade melhor”.
A igreja conta ainda com a participação de vários jovens que formam grupos de teatro, coreografia e musica e apresentam trabalhos com temas relevantes para sociedade atual como drogas, gravidez na adolescência, alcoolismo, entre outros.
Os trabalhos são apresentados em vários bairros como João de Deus, Cacheado, Henrique Leite, centro da cidade, além de outras localidades como Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande.