A Produção segura e rastreabilidade de hortaliças é uma preocupação dos pesquisadores da Embrapa Hortaliças, que propõem medidas visando assegurar a melhoria da qualidade dos alimentos. A produção de frutas e hortaliças envolve uma série de etapas, desde a escolha das sementes e mudas até a comercialização do produto acabado, na forma fresca ou processada.
Em cada uma dessas etapas, existe a possibilidade de contaminação química, física e biológica, que pode trazer prejuízos à saúde do consumidor. Ferramentas de gestão da segurança e da qualidade de frutas e hortaliças podem minimizar os riscos à saúde.
Dentre os processos adotados na busca pelos padrões exigidos de segurança e inocuidade destacam-se as Boas Práticas Agrícolas (BPA), a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e a Produção Integrada. A rastreabilidade, que é parte integrante e indispensável do processo de obtenção de hortaliças seguras em todos esses casos, também deve ser muito usado. Um outro destaque é a leitura por rádio freqüência, uma tecnologia que deverá substituir o código de barras nos próximos anos.
da redação do Nordeste Rural


