Por Emerson Rocha
O município de Juazeiro está sendo palco da 8º Oficina de Pactuação Articulada do Sistema de Pactuação de Indicadores (Sispacto) e Programação das Ações de Vigilância em Saúde (ProgVS), organizada pela Secretaria de Saúde da Bahia. A cerimônia de abertura do evento contou com as presenças do secretário de saúde do Estado, Jorge Solla, do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, do prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti. Gestores de 28 cidades das regiões de saúde de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim participam da oficina que será realizado até esta sexta-feira (08).
A oficina tem como objetivos discutir os 48 indicadores para alimentação do Sispacto 2013; pactuar as metas dos indicadores para os anos de 2014 e 2015; programar as ações de vigilância e saúde para os anos de 2013 a 2015; e programar as ações de impacto nos indicadores do programa de vigilância à saúde de 2013 a 2015. “Esse é um momento pedagógico, onde a gente se aproxima, conversa e discute problemas, negocia metas e redefine caminhos”, define a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Lucina Marta de Andrade.
Durante a abertura da Oficina o secretário Jorge Solla defendeu a importância do trabalho conjunto entre os municípios e o Governo do Estado. “Mesmo em um estado como a Bahia, onde a Secretaria de Saúde tem uma rede própria pública forte, os sucessos do Sistema Único de Saúde dependem da capacidade da gente trabalhar juntos”
Anfitrião do evento, o prefeito de Juazeiro vê como positiva a troca de ideias para o aperfeiçoamento da saúde na região. “Após um encontro desses, diversas ideias e proposições que podem ser discutidos serão levados para a prática, melhorando ainda mais nossa saúde”, afirma Isaac.




