O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, deu posse nesta sexta-feira (08) aos 12 novos funcionários da área da saúde aprovados no último concurso público realizado pelo município. A previsão era que 23 profissionais fossem empossados, porém, 11 destes optaram por não ocupar a vaga. Agora os novos servidores, entre eles, médicos, odontólogos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, irão preencher os espaços ociosos na rede municipal de saúde. Para suprir as vagas que não foram ocupadas, uma nova convocação deve ser feita.
Um dos novos servidores da rede municipal de saúde é o médico Gustavo Reis, que falou ao Diário da Região sobre a expectativa em assumir o posto. “A nossa expectativa é a melhor possível. Estamos aqui para ajudar o povo de Juazeiro a ter um aumento nessa qualidade da saúde, fato que é muito importante para toda a população”, disse.
Tanto o secretário de saúde de Juazeiro, Cassio Garcia, quanto o prefeito Isaac Carvalho, apontam a realização do concurso público como um dos principais meios para a melhoria da saúde no município. “A base para fazer saúde são os recurso humanos. Nós estamos recompondo as equipes porque temos, infelizmente, uma rotatividade muito grande de profissionais e o concurso garante a estabilidade desse profissional, dentro do que preconiza a estratégia da saúde da família, que é o vinculo dessa equipe com a comunidade. Isso nós garantimos com o concurso público, pois o profissional vai estar lá disponível em sua carga horária integral atendendo a toda essa população”, explica o secretário.
“Temos plena convicção que o fortalecimento e continuidade do serviço público se dão através dos funcionários efetivos, concursados. Esse é um pensamento do governo e entendemos que precisamos ter funcionários para ter continuidade nos serviços”, reitera Isaac.
Médica Cubana
Quem participou da cerimônia de posse dos novos servidores da saúde foi a médica vinda de Cuba para trabalhar em Juazeiro no programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal. Ainda se familiarizando com o idioma português, Magnólia Margarida Ferrer Dorbignit deixou um breve recado para os juazeirenses. “Eu ainda tenho alguma dificuldade para falar, mas não para trabalhar”, garante.
Juazeiro mais perto de ter um curso de medicina
Durante a posse dos novos servidores municipais da área da saúde, nesta sexta-feira (08), no Paço Municipal, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, assinou o termo de adesão entre a Prefeitura e o Ministério da Educação para que Juazeiro possa ter um curso de medicina. O município já havia sido pré-selecionado e agora envia a documentação necessária para tentar trazer mais esse curso para a região.
Caso seja aprovado, Juazeiro se une a Petrolina e passará a oferecer o curso de medicina. Na visão de Isaac Carvalho, a vinda de mais um curso de medicina só fortalece a região. “ Estamos muito otimistas porque entendemos que Juazeiro, a região Norte e o Vale do São Francisco precisam de mais profissionais. E a muito importantes termos esse curso na região. O Governador Wagner tem conhecimento disso, a presidenta Dilma tem conhecimento disso, o ministro da saúde. E estamos trabalhando nessa força conjunta com o secretário de saúde do Estado para que a gente possa ampliar os serviços e trazer esse curso de medicina para nossa região” , disse o prefeito.
Por Emerson Rocha
Fotos: Raryana Wenethya




