Os avanços da agricultura orgânica no Vale do São Francisco serão tema de palestra no lançamento da 1ª Feira Permanente de Frutas e Hortaliças da região, intitulada Orgânica do Vale, que acontece hoje (01), a partir das 14h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Petrolina (PE). O evento é aberto ao público.
A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e presidente do Consea Orgânico, Osnan Ferreira. “A feira livre, além de ser uma porta para a comercialização, é também uma forma de oportunizar a população do Vale a ter acesso a produtos livre de agrotóxicos e poder de escolha na hora de comprar a alimentação da família”, explica Ferreira.
Ainda na programação do evento, os participantes poderão assistir palestras sobre “A segurança dos alimentos e os serviços laboratoriais como garantia e controle de qualidade”, ministrada por Bernadete Martins, do Senai, e “A produção orgânica de alimentos no Brasil e seus processos de certificação”, proferida pelo coordenador da Comissão da Produção Orgânica em Pernambuco do Ministério da Agricultura e Pesquisa Agropecuária, Vladimir Guimarães.
Feira – A partir do próximo domingo (4/12), oito produtores de frutas e hortaliças de Petrolina serão também os mais novos feirantes de produtos orgânicos, no espaço da agricultura orgânica na Feira da Areia Branca, em Petrolina.
A 1ª Feira Permanente de Frutas e Hortaliças – Orgânica do Vale é uma realização do Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf e do Consea Orgânico, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina e o Sistema Itaparica, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco; Ministério Público do Estado de Pernambuco; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte: Sistema Itaparica