No próximo sábado (14), o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) comemora os 53 anos da chegada do curso de Agronomia ao município de Juazeiro (BA). O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.
No período da manhã, a partir das 9h, serão ministradas palestras no auditório da Universidade com profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), que vão apresentar ao público o modo de funcionamento da entidade e da Caixa de Assistência aos funcionários, a Mútua.
A partir das 14h, a Universidade realiza o encontro com os ex-alunos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf), criada na década de 1960, por estudantes de Juazeiro que desejavam fazer um curso de graduação sem precisar recorrer às instituições de ensino localizadas nas capitais ou em outros estados.
E em 1997, após as reformas administrativas, a Faculdade foi incorporada à UNEB. Por isso, os ex-alunos das primeiras turmas do curso de Agronomia se reúnem anualmente no Campus e relembram histórias do período da graduação. Este ano acontece o 4º encontro entre os engenheiros formados na Famesf.
“O aluno tem uma convivência com a instituição e cria um vínculo familiar com os colegas e os professores. Então, o evento que acontece na Universidade é uma oportunidade para rever os amigos e observar as mudanças do curso ao longo dos anos”, ressaltou o diretor do DTCS, Ruy Rocha.
O coordenador do evento, professor José Humberto Félix, destaca ainda que a novidade na programação é o primeiro encontro com a participação de representantes do CREA que atuam não apenas em Agronomia, mas também nas áreas de Engenharia Civil, Eletrônica, Mecânica, além de outros profissionais.
História – Após reivindicações, os estudantes, as autoridades e a população conseguiram implantar a Escola de Agronomia de Juazeiro, em 1961, neste período os alunos contribuíam financeiramente para manter o curso que funcionava no auditório do antigo Ginásio do município. E, em 1962, a Escola incorporou a Faculdade estadual que foi transferida para a área do antigo Horto Florestal, onde atualmente está localizado o DTCS.
O diretor do DTCS, Ruy Rocha, foi aluno da turma que se formou em 1976 e explica que o curso de Agronomia provocou mudanças na agricultura do Vale do São Francisco, que antes era voltada para a produção de subsistência, e começou a desenvolver os cultivos irrigados com o auxílio de profissionais da Famesf que foram atuar em empresas da região.






