O Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, concorreu ao edital Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq nº 81/2013 e foi contemplado com recursos financeiros que prevê investimentos da ordem de R$ 200 mil para o projeto intitulado “Integração, Pesquisa, Ensino e Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica no Submédio do São Francisco”.
As ações serão realizadas nos municípios de Juazeiro e Canudos e tem o objetivo de apoiar atividades que integram a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionadas à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção.
O prazo de execução é de 24 meses e prever capacitação de agricultores, estudantes e técnicos de nível superior em agroecologia e agricultura orgânica, da empresa oficial de ATER; ações de pesquisa agrícola; e oficinas de extensão rural.
A equipe técnica do projeto é composta pelos professores doutores da UNEB do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Jairton Fraga Araújo, coordenador do projeto; Alessandro Carlos Mesquita, Rogério de Souza Bispo e os professores doutores do Departamento de Ciências Humanas Edonilce de Rocha Barros e Josemar da Silva Martins.
Para a realização das atividades, a equipe técnica vai selecionar três bolsistas de nível superior. De acordo com o coordenador do projeto e do Caerdes, professor Dr. Jairton Fraga de Araújo, as ações de pesquisa consistem na implantação de quatro subprojetos e contempla ainda a realização de 10 oficinas de extensão rural; capacitação de 100 famílias de agricultores, 20 mulheres e 20 jovens rurais.
A unidade executora do referido projeto é a UNEB por meio do Caerdes e a unidade colaboradora é a gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, em Juazeiro.
A chamada é uma realização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, por meio de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e Ministério da Educação – MEC.




