Com o objetivo de efetivar políticas de saúde para a pessoa surda, a Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI), ligada à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o “1º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco”, em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP). O evento é direcionado aos estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Educação Física e Farmácia da Univasf. A inscrição é gratuita e deverá ser efetuada de hoje (16) até sexta-feira (20), na sala da CPEI, localizada no prédio da Reitoria.
O workshop acontecerá no dia 18 de janeiro de 2014, das 8h às 18h, no auditório da Biblioteca, do campus Petrolina Sede. O evento pretende ainda fomentar a aprendizagem dos estudantes das áreas de saúde e a atenção ao paciente surdo, além de disseminar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com a coordenadora do evento, Karla Daniele Maciel, o workshop surgiu diante dos relatos do despreparo dos profissionais de saúde no atendimento à pessoa surda. “Pretendemos mobilizar os estudantes dessa área para passar um dia em companhia da ASP. Nada melhor que o próprio surdo para nos ensinar o que significa atenção, cuidado e saúde à pessoa surda, respeitando sua especificidade linguística através da Libras”, explicou.
Na programação, haverá palestra sobre o tema “Perspectivas de atendimento em saúde à pessoa surda”, uma roda de diálogo com pessoas surdas e uma ação intitulada “Vivenciando e aprendendo sobre saúde em Libras”, que incluirá uma oficina com noções básicas de Libras. Mais informações pelo telefone (87) 2101-6749.
Ascom Univasf




