Depois que “O Som ao Redor” deixou de ser indicado para concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, as chances de ser indicado para o Oscar pareciam remotas. Agora, é oficial. A Academia de Hollywood divulgou nesta quinta-feira (19) a lista de pré-selecionados para o prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 86ª edição do troféu mais conhecido do cinema. É a única categoria em que a escolha se dá em duas etapas.
E o longa de Kleber Mendonça Filho não ficou entre os nove pré-selecionados. Entre outubro e o começo de dezembro, votantes da Academia baseados em Los Angeles assistem aos filmes indicados pelos países para concorrer ao prêmio. Eles diminuíram a lista de 49 para seis, aos quais se somaram outros três indicados pelo próprio comitê de filmes estrangeiros da Academia.
É desta maneira que se chega ao número de nove pré-finalistas. Na segunda fase, no fim de semana de 10 e 12 de janeiro de 2014, convidados especiais vão assistir a blocos de três filmes e, no final, votarão para ajudar a escolher os cinco filmes que vão disputar o prêmio, que acontece no dia 2 de março.




