Por Alinne Torres

Informar com qualidade, credibilidade e responsabilidade, são algumas características do Jornal Diário da Região que neste ano de 2013 completa 41 anos de circulação na região do Vale do São Francisco.
Diariamente 5000 exemplares aportam diversas residências, empresas, escritórios, instituições e levam consigo os mais variados cadernos jornalísticos com assuntos que tratam sobre saúde, educação, esporte, política, agropecuária, cidades, economia, entretenimento, regional, entre outros.
O Jornal Diário da Região surgiu da vontade e entusiasmo de um estudante do curso de medicina, Dr. Paganini Nobre Mota. Em 1972, Paganini, decidiu reeditar o Jornal Tribuna do Povo, que pertencia ao vereador da época Jorge Gomes. O noticiário era vendido na loja Direli que ficava localizada nas imediações da Rua Goes Calmon, centro da cidade.
Atendendo ao pedido dos leitores que quando chegavam à banca para adquirir o jornal intitulavam o periódico de Jornal de Juazeiro, Paganini não pensou duas vezes e batizou o Tribuna do Povo como Jornal de Juazeiro, dando continuidade assim a comunicação no Vale do São Francisco.
“Certa vez fui a banca Direli e lá o vendedor de jornais disse que as pessoas já não chegavam nas bancas pedindo o jornal Tribuna do Povo e sim o Jornal de Juazeiro. Foi assim que eu tive a ideia de mudar o nome do jornal”, conta Paganini.
O Jornal de Juazeiro a princípio circulava quinzenalmente, posteriormente passou a ser semanal. Os trabalhos de impressão eram feitos em gráficas localizadas na cidade de Feira de Santana-BA.
Anos depois o noticiário passou a ser semanalmente. Para auxiliar nos trabalhos, a impressão era feita na gráfica Gutembergue, em Juazeiro, que pertencia ao senhor Jaime Cesar.
Com o passar do tempo e com o intuito de aumentar a produção do jornal, que já era tão bem apreciado pelos leitores do Vale, o fundador do jornal, Dr. Paganini adquiriu máquinas modernas para os trabalhos de diagramação e impressão. Esse foi o início da criação da própria gráfica do jornal. Um dos primeiros diagramadores do Jornal de Juazeiro foi o cantor Targino Gondin.
Após quinze anos de circulação, o Jornal de Juazeiro passou a se chamar Diário da Região. A mudança de nome aconteceu com o intuito de integrar ainda mais as informações sobre as cidades que compunham o Vale do São Francisco e com isso atingir um público de leitores ainda maior. O anúncio do novo nome ocorreu durante a solenidade de comemoração ao décimo quinto aniversário do jornal que aconteceu em 23 de dezembro de 1987 no Grande Hotel.
“Na festa de aniversário de 15 anos do Jornal de Juazeiro nós fizemos uma grande festa no Grande Hotel que contou com diversas autoridades políticas da região. No meio da cerimônia eu anunciei que o jornal agora se chamaria Diário da Região. Fomos muito aplaudidos e mais uma vez o jornal foi consagrado entre todos”, relembra Paganini.
Com 41 anos de existência, o jornal Diário da Região é tido como um dos pioneiros do jornalismo impresso em Juazeiro e no Vale do São Francisco, sendo o mais antigo em circulação. O Diário também foi uma academia de comunicadores. Por aqui já passaram nomes como Joaquim Muniz Barreto, Moacy Santos, Amadeus Damasio, Pedro Diamantino, Geraldo José, Antônio Pedro, Giovanni Siqueira, Fabiano Barros, entre outros. Outro legado do Diário para a sociedade é que estudantes de diversas instituições utilizam as páginas do jornal para suas pesquisas acadêmicas, o que fomenta o registro histórico e científico na região.
Outra característica do Diário da Região são as notícias produzidas por colunistas que registram o cotidiano e principais eventos da região. Muitos nomes fizeram (fazem) história no jornal entre eles podemos citar: Franciolli, Inah Torres, Gileno Dias, Janko Moura, Rony Fiqueiredo, Betinho Souza, Nélia Lima, Liza Sardeiro, Geraldo Pontes, entre outros.
Atualmente a equipe do Diário da Região é composta de 19 funcionários dentre eles jornalistas, diagramadores, administradores, fotógrafos, jornaleiros, equipe de apoio e estagiários. Comprometimento com a verdade dos fatos continua sendo o seu maior objetivo. “Nós assumimos um compromisso muito grande com a população que está atenta diariamente ao que está acontecendo em Juazeiro e adjacências, no Brasil e no Mundo. Por isso mantemos uma equipe bastante empenhada na produção de matérias, valorizando o que a população reivindica nas ruas, pedindo nosso apoio para expor problemas locais, mas também divulgar o que acontece de bom. E isso é o que mantem o sucesso do jornal”, expõe a jornalista e editora-chefe do jornal Diário da Região, Gabriela Canário.
O jornal Diário da Região também pode ser visto de qualquer parte do mundo. Através do portal de notícias, no endereço <
http://www.odiariodaregiao.com> é possível está por dentro de todos os acontecimentos em tempo real.
Comemorando mais um aniversário do Jornal Diário da Região, Dr. Paganini, não esconde a alegria e o espírito aventureiro, os mesmo dos tempos de fundação do periódico. “Celebrar 41 anos de existência do Diário da Região é uma alegria imensa. São 41 anos de muita garra, persistência e compromisso. Esse é o jornal que feito para e pelo Vale do São Francisco e seus habitantes”, comemora Paganini.




