Por Alinne Torres e Caio Alves
Foto: Caio Alves
Luzes e arranjos feitos dos mais variados materiais tornam a celebração do Natal ainda mais bonita. A arte natalina é um dos artefatos que mais chamam a atenção, nesta época do ano, seja nas ruas ou nas residências.
Em Petrolina, o grupo Recicle com Tudo, que funciona no núcleo de apoio a Juventude, no bairro Quati, está produzindo artigos de natal por meio de material reciclável.
Na produção são utilizadas garrafas PETS, tecido TNT, fita decorativa e tampa de garrafas. “Percorrermos as ruas daqui do bairro e pedimos aos bares, restaurantes e supermercados para nos darem algumas garrafas e assim transformá-las em arte”, conta a coordenadora do projeto Recicle com Tudo, Angelita Ferreira.
Dos materiais recicláveis são criados mine-presépios, guirlandas, árvores de natal e enfeites para decorá-las.
O projeto Recicle com Tudo surgiu com o intuito de ajudar na geração de renda de mulheres que moram no bairro Quati e depois se expandiu para atender os jovens com idade de 14 anos. “Mantemos o projeto com base de doações e temos como parceiro o SEBRAE que vem aqui e realiza palestras de empreendedorismo, o que nos ajuda a utilizar o trabalho para melhorarmos de vida”, frisa Angelita, acrescentando que para participar do projeto os jovens tem que frequentar a escola e tirarem boas notas.
Os produtos oriundos do projeto são expostos e vendidos em feiras livres de Petrolina e nas escolas. “A nossa meta também é adquirir algum dinheiro para ajudar essas crianças e as famílias delas”, ressalta a coordenadora.
Qualquer pessoa pode contribuir com os trabalhos do projeto Recicle com Tudo. “Que a população nos ajude, trazendo mais garrafas, porque estamos precisando delas para fazer as nossas obras”, conclama a artesã, Hana Michelle, 14 anos. A comunidade também pode participar do momento da reciclagem que acontece todos os dias de 15h às 17h.
Aliando o espírito natalino a conscientização de preservação do meio ambiente, Angelita faz mais do que um apelo importante. “Peço que pessoas nos ajude não jogando as garrafas no meio da rua e sim nos doado. Assim estarão ajudando não só ao projeto, mas ao meio ambiente, contribuindo para uma cidade mais limpa”, salienta.




