Primeiro dia do ano novo. Para os torcedores do Bahia, o dia 1º de janeiro de 2014 é uma data ainda mais especial. Não pela festa do reveillon. Bem longe disso. O Esporte Clube Bahia, criado em 1931, completa 83 anos de fundação nesta quarta-feira (1º).
Único nordestino a ganhar dois títulos nacionais, em 1959 e 1988, o esquadrão de aço inicia mais uma temporada recheada de esperança. Não somente pela fé tricolor. Fora de campo, pela primeira vez, os torcedores podem comemorar o aniversário do clube com a certeza que conseguirão decidir o futuro da própria agremiação, quando associados, de forma direta.
Em 2013, após denúncias e ações judiciais, o Esporte Clube Bahia viveu um período de intervenção e consequentemente uma nova direção, afastando o então presidente Marcelo Guimarães Filho.
Em campo, dentro de uma história repleta de alegrias e frustrações, muitas glórias. São mais de 75 conquistas profissionais, clube com maior número de troféus no estado da Bahia e títulos regionais. Pelo lado negativo, de 2003 a 2007, foram anos longe da primeira divisão e um jejum de dez anos sem o Baianão.
Agora, em 2014, o Esporte Clube Bahia será o primeiro representante do Nordeste a completar quatro temporadas consecutivas na elite do futebol brasileiro na história dos pontos corridos.






