Teve início nesta terça-feira, 07, no Hospital da Criança, o Mutirão de Consultas Oftalmológicas para realização de Cirurgias de Catarata. A iniciativa – que acontece até dia 15 de janeiro das 7h às 17h – é uma ação resultante da parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo Estadual, através dos Programas “Mais Saúde” e “Saúde em Movimento”, respectivamente. Até o início da tarde foram realizadas 110 cirurgias de catarata, contado pacientes de Juazeiro e região. A previsão é de que o dia seja encerrado com o cumprimento de mais 40 procedimentos.
O evento começou com o encaminhamento – feito através das Unidades Básicas de Saúde – de dezenas de pessoas de Juazeiro, além de usuários de municípios da região. A aposentada Cleonice Gonçalves de Lacerda, 68 anos, esperava há mais de 10 anos para fazer a cirurgia. “Fiquei muito feliz com a notícia e fui logo ao posto de saúde de meu bairro para efetuar o cadastro. Tinha dificuldade para fazer quase tudo e agora viverei bem melhor”, afirmou satisfeita a moradora do bairro Alto do Cruzeiro.
Para fazer o cadastro, o usuário deve ter idade acima de 60 anos e se dirigir ao posto de saúde de seu bairro – até dia 10 de janeiro – munido do cartão SUS e da Identidade (RG). Também poderão ser atendidas pessoas com deficiência visual e/ou já diagnosticadas com catarata congênita ou traumática, independente da idade. O transporte para a unidade hospitalar é disponibilizado gratuitamente pelo município.
A moradora do Jardim Vitória, Tereza Maria dos Santos, 61 anos, demonstrou logo sua felicidade com a oportunidade de fazer a cirurgia de catarata. “Tenho esta doença há mais de três anos, não conseguia ler e agora vou poder enxergar melhor, passear e ter uma vida normal. Nem acreditei quando ouvi a notícia no jornal. O atendimento foi ótimo e estou muito feliz”, disse.
“Eu enxergava mal e há seis meses fiz a cirurgia de um olho e agora estou tendo a oportunidade de fazer o procedimento no outro. Já esperava há muito tempo pela cirurgia e estou animado porque vou poder dirigir, ler e andar normalmente, sem dificuldades”, ressaltou Mário Antônio Pereira da Silva, 55 anos.
Será atendida diariamente uma média de 300 pessoas de Juazeiro e 40 de cada um dos nove municípios que compõem a microrregião: Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Curaçá, Casa Nova, Canudos e Campo Alegre de Lourdes.
Todos deverão respeitar o fluxo e os encaminhamentos que serão feitos nos postos de saúde e pelos municípios vizinhos. Terão acesso ao Mutirão apenas aqueles que realizarem o cadastro previamente, porque o mutirão não receberá demanda espontânea.
Os usuários cadastrados ao chegarem ao hospital passam pelo pré-exame, consulta, e se for diagnosticada a necessidade de cirurgia o paciente realiza ultrassom e recebe orientação médica, antes de entrar no Centro Cirúrgico. A cirurgia a lazer é simples e dura de três a cinco minutos. Para aqueles que forem realizar o procedimento será necessária a presença de um acompanhante, que não pode ser idoso, menores de 18 anos e pessoas com crianças.
O secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, fala da importância da parceria com o Estado para realização do Mutirão. “É mais uma ação do ‘Mais Saúde’ em parceria com o Governo Estadual. O evento vai atender a demanda reprimida como também os novos casos que forem diagnosticados. O Mutirão está sendo feito com equipamentos modernos e vai ajudar muitas pessoas que estavam na fila há mais de 10 anos à espera de uma cirurgia. Vamos manter outras ações dentro do ‘Mais Saúde’ para fortalecer o acesso dos pacientes aos devidos cuidados”, garantiu o titular da pasta.