Por Alinne Torres
Fotos: Caio Alves
Final de semana está chegando e com as altas temperaturas, em Juazeiro e cidades vizinhas, o destino de muitas famílias e turistas são as ilhas do Rio São Francisco. Um dos locais de banho mais visitados nesta época do ano em Juazeiro e Petrolina é a Ilha do Rodeadouro, distante 11km do centro de Juazeiro. No entanto, é preciso atenção na hora de aproveitar o passeio.
Somente neste período de início de verão já foram registrados, de acordo com informações do 9° Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro, 14 princípios de afogamentos e um óbito. No ano passado foram registrados apenas três acidentes.
O Tenente Bombeiro Militar, Leonilton Moreira, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, em entrevista ao Diário da Região, ressaltou algumas dicas de segurança para os banhistas. “É importante que os banhistas evitem se alimentarem em demasia e irem logo tomar banho, pois isso pode ocasionar um mal estar seguido de desmaio. Os pais também devem redobrar a atenção com as crianças. É também relevante orientar que aquelas pessoas que não conhecem a área de banho façam o reconhecimento do local para saber se é muito fundo. Os visitantes também devem evitar mergulhos de cabeça, já que podem se chocar com uma pedra e isso ocasionar um acidente”.
Nos casos de afogamento, Moreira reforça que o primeiro ato a ser feito é acionar as equipes de salva-vidas. “Se não pode nadar, salvar, neste primeiro momento, a orientação é acionar imediatamente o salva-vidas”, afirmou.
De acordo com o tenente, durante todo o ano as equipes do Corpo de Bombeiros de Juazeiro realizam a Operação Verão nas principais ilhas. Mas, para evitar maiores acidentes nesta época , que também é período de férias, as ações estão sendo intensificadas. “Nós fazemos a Operação Verão durante todo ano todo, mas neste período intensificamos os trabalhos. Os bombeiros tiveram suas férias suspensas e todos estão trabalhando divididos em grupos. O ponto de maior incidência é a Ilha do Rodeadouro, por isso intensificamos os trabalhos aos sábados e domingos e feriados”, explica Leonilton Moreira, acrescentando que é importante que a população colabore com o trabalho dos bombeiros e obedeça à sinalização e as orientações dos salva-vidas.