O Jornal Diário da Região estreou neste sábado o espaço Artistas do Vale. Nesta coluna iremos trazer entrevistas com artistas da região do Vale do São Francisco de diversos seguimentos como música, teatro, pintura, escultura, fotografia, literatura, entre outros. Esse será um espaço para divulgação e incentivo a produção de arte no Vale.

Por Alinne Torres
Fotos: Caio Alves

DSC_0992

Para esta estreia, o Jornal Diário da Região convidou o músico, cantor e compositor Maurício Dias Cordeiro, o Mauriçola. Nesta entrevista o artista conta a sua trajetória musical, principais sucessos, parcerias, como também faz críticas à falta de estímulo para com a produção artística no Vale. Mauriçola nasceu em 1955, é natural de Juazeiro, pai de dois filhos, e é o compositor do Hino do Centenário do Carnaval de Juazeiro que acontecerá de 07 a 16 de fevereiro. Com vocês, Mauriçola!

Diário da Região: Mauriçola, como você iniciou sua carreira? E o que influenciou o gosto pela música?

Mauriçola: Eu nasci em Juazeiro quando era adolescente, criança ainda, foi à época em que começou o período da Jovem Guarda no Brasil, com Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e depois veio a Tropicália, com Caetano e Gilberto Gil, e teve também João Gilberto, onde eu tive que compreender a Bossa Nova. Os festivais universitários de Juazeiro e região me ascendiam o gosto pela música. Mas, desde criança eu tinha vontade de aprender a tocar violão. Aos 14 anos eu fui trabalhar e comprei o meu primeiro violão e, por incrível que pareça, quem me vendeu foi Assis Sangalo, o pai de Ivete Sangalo. Daí comecei a tocar. Joseph Bandeira que me ensinou os primeiros acordes. Com o tempo passei a estudar sozinho em casa e aos 17 anos inventei de compor música. Desde então, nunca parei com minha carreira musical mesmo estando longe, voltando para Juazeiro e trabalhando com publicidade.

Diário: Qual foi o primeiro sucesso da sua carreira?

Mauriçola: A minha primeira gravação foi para um disco destinado ao carnaval de Salvador. Foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Salvador, BahiaTusa, e TV Itapuã. O disco se chamava “Momo 82” e tinha a participação de Pepeu Gomes, Asa de Águia, Banda Eva. Eu compus um afoxé chamado de “Afoxé dos Afoxés”. Essa gravação tocou muito em Salvador e aqui em Juazeiro. Depois eu fui para São Paulo e gravei o meu primeiro disco na gravadora CBS, que é hoje a Universal Music. Foi nessa época que gravei “Erva Doce”, que estourou e fez um sucesso muito grande. Chegamos a vender 50 mil compactos. Isso era em 1982.

Diário: De todas as suas canções qual foi a mais prazerosa na hora de compor?

Mauriçola: Eu tenho muitas canções e muitas delas não chegaram a ser gravadas. Entre elas posso destacar uma música chamada “Voltar ao Zero”, que foi gravada por Paulinho Boca de Cantor, que tocou muito nas rádios FM do Rio de Janeiro e Salvador, fez muito sucesso. “Voltar ao Zero” é um Blues.

Diário: Mauriçola, como é o trabalho da criação, do compositor?

Mauriçola: Às vezes a música vem no momento que parece que chega a inspiração. Mas ao longo do tempo eu desenvolvi uma técnica para compor, principalmente na hora de compor os jingles durante as campanhas publicitárias. Porém, às vezes a música chega quando eu estou na rua, às vezes nasce só a primeira frase ou só a letra. Quando eu chego a casa eu pego o meu violão e começo a compor. Em outras horas, ela chega com aquela força, chega com tudo, parece que alguém sopra ao teu ouvido. Tem um mistério. (risos). A música vem de uma inspiração muito luminosa. As melhores músicas são aquelas que chegam do nada.

Diário: Como é cantar Juazeiro e Petrolina?

Mauriçola: Eu tenho uma frase que carrego comigo: “Quer conhecer o índio? Vá até sua aldeia!”. Isso aqui é muito mágico. Eu tive a sorte de ser o autor do Hino do Centenário de Petrolina. Esse cenário me inspira muito, tenho muitos amigos pernambucanos e minha infância eu vivi aqui em Juazeiro. Gosto muito de Petrolina, mas Juazeiro me inspira mais pelo passado, pelo Rio São Francisco, pelas figuras humanas, pelos vapores, pela estrutura da cidade, ferrovias, pescadores. Hoje Juazeiro não me inspira muito não, mas antes tinha muitos elementos mágicos. Juazeiro antes tinha três cinemas, uma vida noturna viva, todos os artistas brasileiros tocavam e cantavam em Juazeiro. A cidade cresceu muito, mas perdeu a mágica interior.

Diário: Mauriçola, o Carnaval de Juazeiro completa 100 anos neste ano. Você é o compositor do Hino Centenário do Carnaval. Como se deu esse trabalho?

Mauriçola: Eu tive a honra e sorte da Prefeitura Municipal de Juazeiro confiar em mim. Eu não conhecia muito a História de Juazeiro, apenas sabia o que eu tinha vivido. Busquei pessoas para conversar, como a professora Maria Isabel Figueiredo, a Bebela. Mas, eu também convivi com muitas pessoas que faziam a História de Juazeiro como Edésio Santos, João Gilberto, Fernando Oliveira e por isso não tive muita dificuldade. A melodia deu certo e Luiz Caldas gravou. Luiz Caldas tem mais jeito para cantar Axé.

Diário: E para 2014 o que você está preparando?

Mauriçola: Eu voltei a gravar desde 1999. Mas a dificuldade não é gravar, é fazer com que sua música alcance as pessoas. O Brasil vive dominado pelas produtoras musicais que impõem ao rádio e a TV as músicas que eles querem. As rádios de Juazeiro só tocam

DSC_1024

pagode, sertanejo, arrocha porque é uma imposição. Não há uma liberdade cultural no Brasil. A Música Popular Brasileira (MPB) só tem um pequeno espaço nas rádios. As crianças hoje aprendem sexo através da música e isso é um crime hediondo contra a cultura. Fiquei um tempo sem gravar, mas agora eu fiz um disco que chegou perto da qualidade sonora que sempre sonhei e com músicos de Juazeiro e Petrolina que não deixam nada a desejar em nenhum músico do mundo. São músicos jovens, estudantes, mas que já são gênios na música. Eu que tenho quase 60 anos, gravei com meninos de 20 e 25 anos (risos). Nesse disco consegui reunir a sonoridade da Bossa Nova com o Pop e com elementos eletrônicos. Uma linguagem diferente e muito parecida com o que eu consegui traduzir na minha vida. O nome do disco é “Aquele Sol que não quis se pôr”. São dois álbuns um mais MPB e o outro mais Pop. O meu objetivo maior é voltar para São Paulo e Rio de Janeiro após o carnaval, mas sem esquecer daqui.

Diário: Durante a nossa conversa você retratou a falta de espaço para a divulgação dos trabalhos artísticos em Juazeiro. Você tem alguma mensagem de incentivo para esses músicos?

Mauriçola: Eu vejo muitos jovens tocando arrocha, pagode e se dando bem, ganhando dinheiro, apesar de não ser muito. Acho que esse mercado é muito favorável aqui. Agora, se o músico quiser fazer MPB, Pop, Rock, Bossa Nova, a estrada é bem ali (risos apontando para a Ponte Presidente Dutra). Tem que ir para Salvador, São Paulo, Nova York, Japão. Não é ir embora somente de Juazeiro não, é do Brasil. Não somos uma nação ainda, somos um monte de gente. Não temos identidade cultural nenhuma. Uma hora é sertanejo, uma hora é pagode, arrocha, axé. Os norte-americanos são apenas quatro coisas: Rock, Blues, Pop, Jazz. Os deuses de lá são os mesmos e são respeitados. O nosso país não tem educação. Se não tem educação, não tem nação.

Confira umas das música do novo disco de Mauriçola: http://www.youtube.com/watch?v=k2oe46Hczo4

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

post-image

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou no sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC).

A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026.

O comitê foi criado em 2005, com a participação do Brasil, a fim de coordenar esforços internacionais para a promoção da paz sustentável e duradoura.

Neste ano, o Brasil ocupou a presidência do colegiado e defendeu o fortalecimento do órgão para prevenção de conflitos internacionais e a consolidação da paz em 2025.

O Brasil participa das atividades do comitê de forma ininterrupta desde 2010.

Fonte: Agência Brasil

Read More
Política Relevantes

Congresso promulga emenda à Constituição para cortar gastos do governo

post-image

O Congresso Nacional promulgou hoje (20) a Emenda Constitucional 135/24, que trata do pacote fiscal de corte de gastos do governo. A emenda é oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24 e fez alterações em receitas obrigatórias e prorrogou a Desvinculação de Receitas da União (DRU). As medidas visam melhorar o equilíbrio fiscal do governo federal.

Entre as alterações estão as que possibilitam mudanças no teto dos salários do funcionalismo público, nas regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do abono salarial, da política de reajuste do salário mínimo, regras com limites para a concessão e ampliação de benefícios tributários e limitação do crescimento de despesas vinculadas ao arcabouço fiscal.

Ao promulgar a emenda, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o objetivo da alteração na Constituição é preservar…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo Rodrigues antecipa cota do ICMS às prefeituras após pedido da UPB

post-image

Diante do pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (19), a antecipação da data dos repasses das cotas do ICMS e do FUNDEB às prefeituras. A autorização do chefe do Executivo baiano à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fará com que os recursos da última cota do mês de dezembro sejam creditados ainda no exercício financeiro de 2024, ajudando os gestores a utilizarem os recursos para o pagamento de despesas dentro do mandato. O repasse ocorrerá na segunda-feira, 30 de dezembro, considerando que o dia 31 é feriado bancário.

“Esse é um gesto que o governo faz conosco há alguns anos e agora se torna mais importante ainda por conta do encerramento dos mandatos. Os prefeitos e prefeitas agradecem a parceria e sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues, que nos dá esse…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Em entrevista, Miguel Coelho fala da intenção se candidatar ao Senado em 2026

post-image

Nesta terça-feira (17), em entrevista ao programa Nossa Voz, na Grande Rio FM, Miguel Coelho confirmou sua intenção de se candidatar ao Senado em 2026 pelo União Brasil.

Durante a conversa, o ex-prefeito de Petrolina compartilhou suas perspectivas políticas e comentou sobre a reestruturação do partido no Estado.

“Hoje me coloco como pré-candidato ao Senado porque é o que almejo, é o que eu desejo agora. Se lá na frente se isso não for possível, existem outros cenários que podem ser colocados. O União Brasil não tem só o meu nome. Fernandinho, Mendonça e outros prefeitos do União também poderiam estar nessa posição, só que ainda acho que é cedo para fazer essa reflexão”, afirmou Miguel Coelho.

Sobre a possibilidade de ser vice-prefeito de João Campos – prefeito de Recife, caso não ocorra senado…

Read More
Política Relevantes

Operação Overclean: Esquema criminoso em Campo Formoso fraudava licitações em contratos superfaturados

post-image

No centro das investigações da Operação Overclean, a Allpha Pavimentações em Campo Formoso, no norte da Bahia, estava envolvida em um esquema de fraude de licitações no município baiano.

As informações foram apuradas no inquérito da Polícia Federal, acessado com exclusividade pelo Bahia Notícias

Os personagens centrais desse esquema são o ex-secretário de governo, Francisco Manoel do Nascimento Neto – vereador eleito da cidade e primo do deputado federal Elmar Nascimento – e o pregoeiro de processo licitatório Márcio Freitas dos Santos. Segundo as investigações, os dois eram responsáveis por fraudar e direcionar licitações, garantindo contratos superfaturados para a empresa e gerando vantagens indevidas para os envolvidos. 

Francisco era o facilitador administrativo, adulterando os processos licitatórios para beneficiar a Allpha. Ele era responsável por ajustar editais para favorecer a empresa e ainda inabilitava entidades…

Read More
Política Relevantes

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

post-image

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou às 12h22 de domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira  (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar…

Read More
Política Relevantes

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico

post-image

Em boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Sírio Libanês, foi informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem.

De acordo com as informações, Lula segue em cuidados semi-intensivos e continua lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. A alta está prevista para a semana que vem.

Ontem (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

Na quinta-feira (12), pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos.

Hematoma

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça,…

Read More
Política Relevantes

Polícia Federal prende Braga Netto

post-image

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, na livre produção de prova durante a instrução do processo penal. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros…

Read More